São 31 anos de carreira e 28 deles dedicados à participação da Corrida de São Silvestre. Aos 52anos, o vendedor William Graça, figurinha carimbada na prova, vai correr pela 28ª vez na competição. Para este ano, o prudentino tem a meta de ficar entre os 500 primeiros colocados da classificação geral. Segundo ele, atingir o feito não é fácil, pois a prova fica cada vez mais competitiva. Porém, garante que intensificou os treinos e vai com força total.
William coleciona medalhas conquistadas ao longo dos anos
Mas para tal meta, é preciso manter um bom tempo e o condicionamento em dia. William ressalta que os treinos não podem parar. Acostumado a participar de mais competições, nesta temporada ele focou no fim do ano. "Procurei não participar de outras provas ao longo de 2016, para não correr o risco de me machucar e isso afetar meu desempenho na São Silvestre. De segunda a segunda, com um dia de folga aleatório, corro 15 km, percurso igual ao da maratona. Além disso, tomo todo cuidado com a alimentação e as horas de sono necessárias", afirma.
William, que já ficou entre os 50 primeiros de sua categoria (50 a 54 anos), afirma que essas quase três décadas dedicadas à competição servem para melhorar ano após anos. "Com o tempo a gente vai ganhando mais experiência e sabendo se portar melhor na prova. Por exemplo, muitas pessoas acham que devem chegar antes. Isso pode atrapalhar, se você não tiver um bom preparo. Pois pra que chegar num momento anterior e ficar de pé, desgastado? Atrapalha no decorrer do percurso", completa.
Experiência
A primeira participação de William na Maratona foi em 1985, na 61ª edição. Sua melhor colocação foi em 1995, onde conquistou o 85º lugar, com o tempo de 50 minutos. Porém, segundo o atleta, sua melhor marca foi na edição seguinte, em 1996, quando fez a prova em 50 minutos e 13 segundos, por ficou numa posição mais baixa. Desde então, só não participou de três edições. Questionado sobre parar, ele garante que nem pensa nisso. "Nunca pensei e também não tenho a pretensão de interromper a corrida. Ela sempre fez parte da minha vida e me sinto feliz em praticar. É um esporte que depende somente de você, da sua dedicação e empenho", finaliza.
Histórico
Durante os 31 anos dedicados ao esporte, William Graça garante que foram 664 corridas realizadas. Quanto ao destaque da carreira, o vendedor aborda a fidelidade em participar da São Silvestre, mas também o 1º lugar na Maratona Interestadual de Castilho, em 1996. "Foram 42 km sem parar".
De acordo com William, a paixão pela corrida teve início em 1985. "Em meados dos anos 80, aqui em Prudente, haviam bastantes corridas de rua. Em uma dessas, despertei o interesse e desde então comecei a treinar e nunca mais parei", relembra.