Volume de recicláveis coletados aumenta 15%

Cooperlix estima recolher 20 toneladas a mais de resíduos por conta de época de festas e orienta munícipes sobre separação adequada

 

A Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis) estima um crescimento de 15% no volume de lixo reciclável coletado neste período de final de ano, por conta das festas de Natal e ano-novo, em Presidente Prudente. Em média, a cooperativa coleta 140 toneladas/mês, e a expectativa é de 20 toneladas a mais nessa época.

"São na maioria garrafas pet, latas de alumínio e muito papelão das caixas de presente", explica a presidente Maria Aparecida Assis. Por conta disso os cooperados trabalharam normalmente ontem, e farão o mesmo horário na próxima segunda-feira, 2 de janeiro. Diante do crescimento no volume de resíduos, a Cooperlix ressalta para que a população faça bem a triagem dos materiais, separando o lixo reciclável do orgânico e esvaziando todas as embalagens.

Jornal O Imparcial Por causa das festas, coleta de lixo orgânico também aumenta, conforme a Prudenco

A Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) também ressalta o crescimento na coleta de lixo comum nos dias pós-festas. De acordo com a Assessoria de Imprensa, com uma estimativa de coleta diária de 210 toneladas/dia, somando Natal e ano-novo esse número pode aumentar em mais 30%, nas duas datas.

 

Conta Cidadã

Também com o foco na coleta seletiva, o engajamento de 945 clientes da Energisa em Prudente já resultou no recolhimento de 87 toneladas de material reciclável neste ano, por meio do projeto Conta Cidadã. Ao deixar os materiais nos pontos de coleta, os clientes conseguem desconto na conta de energia e, ao todo, a Energisa já distribuiu R$ 24.335,00 em bônus.

O cliente pode selecionar materiais como papel, papelão, latão e plástico para a pesagem no posto de coleta. Quem ainda não fez sua inscrição deve procurar um dos dois postos de coleta da Conta Cidadã em Prudente, apresentar uma conta de energia e assinar um termo de adesão.

Os postos de coleta têm atendimento das 8h às 16h. Às segundas-feiras – exceto na próxima semana, que não funcionará – ficam na Praça Mendonça, na Rua Coronel Albino com a Rua Francisco Trevia, no Parque São Judas Tadeu; às quartas-feiras, no Posto Comendador, na Rodovia Professor Adalberto Bonfiglioli, no Jardim Tropical; e toda sexta-feira na Avenida Ana Jacinta esquina com Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveirea, ao lado do posto JK.

 

COMO SEPARAR O LIXO DOMÉSTICO?

*Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

*Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

* Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

* Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

* Não entra para o lixo reciclável papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente


 
Publicidade

Veja também