Volta às aulas em Narandiba

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 18/07/2021
Horário 05:27

A cidade anunciou a retomada das aulas para a rede municipal de ensino já a partir de amanhã, 19 de julho, de forma escalonada. Segundo o executivo municipal, todos os protocolos sanitários para prevenção à Covid-19 serão adotados. Pais e responsáveis atenção ao cronograma de retorno às aulas presenciais:

19 de julho – Fundamental 1 e 2

23 de agosto – Emei Pedacinho do Céu

20 de setembro – Creches (maternal 1 e 2)

4 de outubro – Creches (berçários)

 

Cuidados com os pequenos

A volta às aulas também requer atenção e orientação aos alunos para a manutenção das medidas protetivas como uso de álcool em gel e máscara, fundamentais para evitar o contágio pela Covid-19. O avanço da vacinação na região já permite aos chefes dos Executivos de cada cidade avaliar a possibilidade de retorno às aulas, mas não quer dizer que podemos baixar a guarda para a doença que ainda preocupa autoridades de saúde.

 

Vacina em Sandovalina

Em Sandovalina, autoridades de saúde desenvolveram um sistema de agendamento e fila virtual para vacinação de pacientes que ainda não receberam a primeira dose da imunização contra a Covid-19.

A fila virtual “Vacina Sandovalina” possibilita que os moradores façam a inscrição e aguardem a convocação para a imunização. O sistema, segundo o prefeito Chicão Mendes, permite que a fila seja acompanhada por toda a população e dá transparência ao processo de vacinação na cidade.

 

Veja como funciona a fila virtual da cidade.

Se você mora em Sandovalina e ainda não se imunizou contra a Covid -19, acesse o site: www.vacinasandovalina.com.br. Os pacientes cadastrados na fila virtual, receberão SMS com data e hora para comparecer na Unidade Básica de Saúde para imunização. Dados incorretos ou inverídicos podem levar o paciente para final da fila. Quem não tem acesso à internet deve procurar o Agente Comunitário de Saúde.

 

Pirapozinho apresenta Plano de Controle de Escorpiões à Sucen

A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Governo de São Paulo) divulgou a lista de municípios que apresentaram Planos Municipais de manejo e controle de escorpiões. Os planos têm o objetivo de reduzir a infestação por escorpião e, consequentemente, os acidentes que podem até levar à morte. Segundo a Sucen, apenas 36 municípios paulistas se mobilizaram e estruturaram plano de controle de escorpião, entre eles está Pirapozinho.

 

Sobre o plano

Em Pirapozinho, o Plano Municipal de Controle de Escorpiões prevê a realização de busca ativa diurna e noturna, em áreas residenciais próximas que foram registrados notificações e acidentes. Segundo o Departamento de Controle de Endemias da cidade, também são realizadas ações de prevenção com orientação à população sobre a importância de manter quintais limpos, evitar acúmulo de folhas e entulhos que podem servir de abrigo ao escorpião. O escorpião é um aracnídeo terrestre de hábitos noturnos. São animais que se alimentam de baratas, grilos, cupins e aranhas e a proliferação destes insetos favorece o surgimento de escorpiões.

 

Proerd entrega bicicleta para aluno de Pirapozinho

A live comemorativa aos 24 anos de trabalho do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) contou com a participação dos alunos matriculados em todos os quintos anos das escolas públicas e particulares, dos mais de 40 municípios da região.

Durante as transmissões, foram realizados sorteios de bicicletas. Um dos alunos contemplados foi o estudante da escola Professor Geraldo Salim Jorge, Emanuel, de Pirapozinho. A entrega do prêmio foi realizada pelos instrutores do Proerd. O Proerd consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, para formação das crianças, com atividades educacionais e estratégias adequadas para resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência.

Publicidade

Veja também