Você tem um nicho?

Maria Ferri

COLUNA - Maria Ferri

Data 25/10/2020
Horário 05:11

Olá! Começo a coluna com um assunto muito importante dentro do marketing digital: nichos. Quando penso em nicho, lembro-me daqueles quadrados de madeira que colocamos em paredes para exibir objetos decorativos. Isso realmente é um nicho. Mas estou falando de nicho de mercado. Pensando no quadradinho de parede que mencionei, é pegar uma parcela do todo, é separar um pouco do todo, ou seja, separar uma parcela das pessoas. Ter um nicho significa que você tem um alvo, um foco de atuação. Por estratégia de mercado, não tem como você vender para todo mundo, você precisará definir um nicho ou um mercado de atuação muito específico. Podemos chamar de nicho as pessoas veganas.  Pensando nesse público, não tem como você ter sucesso oferecendo carne vermelha para esse nicho. Entendeu?

 

O que é nicho?

Então, vamos lá! Nicho ou área de atuação específica é um segmento do mercado com características semelhantes ou grupo de pessoas com os mesmos interesses. É o seu setor de atuação, com quem você fala e com quem você compete. O sucesso das suas campanhas na internet está intimamente ligado à definição do nicho de mercado. Não abra mão disso!

 

Quais as vantagens de ter um?

Existem inúmeras vantagens. A primeira é que o nicho ajuda a focar num público específico, com características semelhantes e peculiares. Outra vantagem é que quando você define um nicho a sua comunicação torna-se muito mais efetiva, ou seja, os seus textos, imagens, vídeos, linguagem irão se conectar com as dores, desejos, sonhos e dia a dia do seu público. Você traduzirá em suas postagens o que ele vive e, com isso, o público irá se conectar com você. A sua linguagem, portanto, será mais assertiva, pois abordará as dores e desejos do seu público.  Então, sua missão hoje é definir um nicho de atuação e focar nele. Se você já tem, avalie seus resultados e veja como poderá ser ainda mais específico. Lembre-se: quanto mais nichado, específico, melhor!

 

Como ter resultados?

Se você ainda não tem resultados satisfatórios em suas estratégias digitais, recomece redefinindo o nicho. Acredite: ele faz toda diferença. Também não fique preocupado com a quantidade de pessoas que estão seguindo seus perfis. A audiência vai aumentando gradativamente se você gerar valor. Na maioria das vezes, o sucesso não acontece do dia para a noite. O que existe é um aumento gradativo de seguidores e resultados. Se você mantiver a constância, não tem como dar errado. Gostou das dicas de hoje? Siga o Instagram @mariaferrioficial para aprender mais. Até a próxima coluna!

 

 

Publicidade

Veja também