Desde o dia 20 deste mês em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o nadador prudentino Vitor Nascimento Guaraldo Santos, que defende as cores do Pinheiros, obteve o oitavo lugar na final dos 100 metros costas no 4º Campeonato Mundial Júnior, que é organizado pela Federação Internacional de Natação (Fina). Disputada na manhã de ontem, no Parque Aquático do Complexo de Esportes Hamdan, o competidor completou a prova com o tempo de 55s66. Ele volta a nadar hoje de manhã nas eliminatórias dos 50 m costas.
Em seu primeiro compromisso com as cores do Brasil em uma competição mundial, o nadador não se abalou e conseguiu bater seu recorde pessoal nos 100 m costas, que era de 56s03. O atleta fez o tempo de 55s59 durante a eliminatória disputada anteontem e se classificou para a semifinal em primeiro lugar. No duelo semifinal, o prudentino se manteve na casa dos 55 segundos, com a marca de 55s66 e colocou seu nome entre os finalistas da prova.
A decisão dos 100 m costas foi realizada na manhã de ontem e terminou com Vitor Santos na oitava colocação. O nadador fez sua primeira parcial com 27s13, no entanto, com problemas na virada, o atleta voltou com 28s53 e completou a prova com os mesmos 55s66 que cravou pela semifinal. O campeão foi o grego Apostolos Christou com 54s87. O lituano Danas Rapsys, com 55s24, assegurou a prata, enquanto o bronze terminou com o russo Grigory Tarasevich com o tempo de 55s33.
Mesmo não figurando no pódio nesta primeira prova, Vitor Santos já colhe os frutos de seu desempenho no Mundial de Dubai. Sua marca de 55s59 obtida na eliminatória é agora a quinta melhor da atual temporada no Brasil nos 100 m costas, conforme afirma o pai do atleta, Luís Augusto Dassan dos Santos. "Mesmo sem medalha o feito dele foi louvável. Claro que ele não ficou feliz, pois sabe que tinha condições de chegar melhor, mas sua marca hoje é uma das melhores do País e acredito que a melhor de São Paulo".
Sem descanso
O competidor de Prudente, sem tempo para lamentar, volta para as piscinas hoje pela manhã. Vitor Santos encara as eliminatórias dos 50 m costas, prova da qual tem 25s89 como melhor tempo. Caso se classifique, as semifinais ocorrem ainda hoje, no período da tarde. Já a final está prevista para a manhã de amanhã. Feito isso, o prudentino aguarda até sábado, quando se despede do Mundial no revezamento 4x100 m medley.