Presente na final dos 100 metros costas, o nadador de Presidente Prudente, Vitor Nascimento Guaraldo Santos, não obteve o mesmo êxito pelos 50 m costas no 4º Campeonato Mundial Júnior, que está sendo realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Classificado na fase eliminatória com a sexta melhor marca, o atleta alcançou apenas o 11º tempo na etapa semifinal e ficou de fora da decisão, que ocorreu na manhã de ontem, no Parque Aquático do Complexo de Esportes Hamdan. Agora, resta para o prudentino apostar todas suas fichas na prova do revezamento 4x100 m medley, que será disputada amanhã.
Nadador encara ainda o revezamento 4x100 m medley, amanhã, no campeonato da categoria júnior
O atleta, que nada pelo Pinheiros, integra o grupo de 30 competidores, com idade entre 14 e 18 anos, que foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e que estão fazendo história com as cores do Brasil no Mundial, que é organizado pela Federação Internacional de Natação (Fina).
Iniciada na última segunda-feira, esta edição do campeonato já indica ser uma das melhores para o time brasileiro. Até agora, o País já figurou em nove finais e assegurou uma medalha de prata com o nadador Pedro França Vieira nos 100 m borboleta.
Uma das finais do País foi obtida justamente por Vitor Santos pelos 100 m costas. Na oportunidade, o nadador se classificou em primeiro lugar para a semifinal com o tempo de 55s59 na eliminatória, disputada na segunda-feira. Pela semi, o prudentino nadou em 55s66 e se garantiu na final, que foi disputada na terça-feira. Na decisão, fez os mesmos 55s66 e terminou em oitavo lugar.
Livre da pressão ocasionada pela estreia em mundiais, Vitor Santos voltou para a piscina na manhã de anteontem pela eliminatória dos 50 m costas. O atleta fez o sexto melhor tempo nesta etapa com 26s18, porém, o sonho de conquistar uma medalha no individual chegou ao fim na fase semifinal. Ele nadou em 26s29, tempo que o colocou na 11ª posição e, consequentemente, o deixou de fora da final.
Cabeça erguida
Com esperanças de trazer uma medalha individual do 4º Campeonato Mundial Júnior, o nadador ficou desolado após a eliminação na etapa semifinal dos 50 costas, como conta o pai do atleta, Luís Augusto Dassan dos Santos, Guto. Segundo ele, Vitor Santos estava muito concentrado e preparado para as provas e, por isso, ficou decepcionado com seu desempenho. "Ele ficou baqueado, desanimado, decepcionado, ele sabe que podia ter ido mais longe e esperava trazer ao menos uma medalha individual. Mas agora já está bem, recebeu todo o apoio da família e dos amigos e agora só pensa no revezamento", comenta Guto.
E o competidor vai mesmo precisar de apoio. Neste sábado pela manhã, ele cai na água para encarar a eliminatória do revezamento 4x100 m medley. Na ocasião, fará o nado costas pelo quarteto brasileiro, que terá ainda Pedro Cardona, no peito, Pedro França Vieira, no borboleta, e Pedro Spajari, pelo nado livre. Até lá, Vitor Santos, que é patrocinado pela Damha Urbanizadora, segue no trabalho de aclimatação e de polimento, com o objetivo de obter mais velocidade dentro da piscina.