Vitor Santos alcança 8º lugar no Mundial Júnior, em Dubai

A competição começou na última segunda-feira e terminou sábado, tendo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, como sede.

Esportes - Jean Ramalho

Data 03/09/2013
Horário 11:09
 

Nadando ao lado de Felipe Monni, Pedro França Vieira e Gabriel Santos, o prudentino Vitor Nascimento Guaraldo Santos não obteve o índice para a decisão do revezamento 4x100 m medley no 4º Campeonato Mundial Júnior. A etapa eliminatória foi disputada na manhã de sábado, no Parque Aquático do Complexo de Esportes Hamdan, e os brasileiros terminaram na nona posição com o tempo de 3min45s89. Como apenas os oito primeiros se classificam para a final, o quarteto do Brasil ficou de fora da final. A competição começou na última segunda-feira e terminou sábado, tendo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, como sede.

Após obter um oitavo lugar na final dos 100 metros costas, e de não figurar na decisão dos 50 m costas, com uma 11ª colocação na semifinal, o nadador tinha no revezamento sua última oportunidade de medalhas na competição. No entanto, o quarteto não se comportou bem dentro da água e a nona colocação não foi o suficiente para qualificar o time para a final, que foi disputada na tarde de sábado.

Depois de nadar três vezes na casa dos 55 segundos (55s49 e 55s66 em duas oportunidades), Vitor Santos foi o primeiro a cair na água pelo time brasileiro. O prudentino abriu o revezamento com a marca de 56s85, ou seja, cerca de um segundo abaixo das marcas anteriores. Ele foi seguido por Felipe Monni, no nado peito, que marcou 1min03s26. Logo após foi a vez de Pedro França Vieira, que fez 55s28 no nado borboleta. Gabriel Santos fechou o 4x100 m medley pelo Brasil com 50s50 no estilo livre.

Com 31 competidores com idade entre 14 e 18 anos, a delegação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ficou na oitava colocação na classificação geral com 304 pontos. O País emplacou apenas uma medalha no Mundial: a prata nos 100 m borboleta com o nadador Pedro França Vieira. Os Estados Unidos foram os campeões do torneio com 989 pontos. Na sequência veio Austrália com 770 e a Rússia na terceira posição, que somou 740,5. A Federação Internacional de Natação (Fina) organizou o mundial.

 

Futuro traçado

Patrocinado pela Damha Urbanizadora, Vitor Santos, que defende as cores do Pinheiros, desembarcou na tarde de ontem, juntamente com o restante da delegação brasileira, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O atleta recebeu uma semana de folga e retorna aos treinamentos na próxima segunda-feira, com o objetivo de se preparar para o Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão – 15º Troféu Alberto Martin Perez –, que ocorre entre 15 e 17 de novembro, em São Paulo, assim como para o 33º Campeonato Brasileiro Júnior de Natação – Troféu Júlio de Lamare –, que será de 4 a 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.

 

Publicidade

Veja também