O bom filho a casa torna! Ele começou a nadar com apenas 6 anos de idade, representando o Tênis Clube de Presidente Prudente, de 2002 até 2010, alçou voos e se tornou um atleta de clubes de renome, como o Corinthians (2011), Esporte Clube Pinheiros (2012 - 2018), Minas Tênis Clube (2019) e Clube Curitibano (2020/21), por quais percorreu vários cantos do mundo! Este atleta é Vitor Nascimento Guaraldo Santos, que desde o ano passado (2024), voltou a treinar “em casa” com seu mestre, o professor de natação do TCPP, Jardel Duberger Neves.
“Depois da seletiva olímpica de 2021, eu me aposentei profissionalmente. Sempre tive um carinho enorme pelo Tênis Clube e após o convite do professor Jardel, a diretoria do clube abriu as portas para mim e consegui reencontrá-lo!”, exclama.
Acadêmico do 8° período de Medicina Veterinária na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Vitor é campeão e recordista paulista, brasileiro e sul-americano infantil e juvenil. Atual recordista brasileiro Juvenil 1 e Júnior 1; 8° colocado no Mundial Junior 2013 em Dubai; 6° colocado nas Olimpíadas da Juventude 2014 em Nanjing; medalhista de bronze nos campeonatos Brasileiro Absoluto “Maria Lenk” e “José Finkel” de 2015 e 2016.
“A natação competitiva foi muito importante em minha vida, foi o que me propiciou diversas viagens pelo mundo, como Austrália, China, Rússia, Emirados Árabes, Grécia, França, entre outros lugares. Também me proporcionou diversas amizades por todos os lugares que passei. Mas, encaro como um capítulo lindo e vitorioso, porém encerrado na minha vida. Hoje em dia eu acabo competindo em alguns Jogos Regionais e Abertos por algumas cidades!”, exclama o nadador.
Vitor diz que a rotina de treinamento é exaustiva, muitos treinos intensos com pouco intervalo, o que precisa de uma força mental muito grande. Mas além disso, é importantíssimo o descanso, a alimentação e suplementação e os treinos psicológicos.
“Atleta não tem feriado, não tem final de semana para baladas, acaba perdendo muitos eventos por causa dos treinos, principalmente quem mora numa cidade diferente da sua família, o que era meu caso”, expõe.
Ele conta que começou a nadar porque tinha problema na coluna, mas a natação o conquistou desde pequeno. “E o professor Jardel teve papel importantíssimo nesse quesito, onde me ensinou a nadar do zero e me levou para competições desde quando eu tinha 7 anos. Já joguei futebol e tênis de mesa, mas só por lazer, profissionalmente só a natação”, exalta.
O esporte mais completo de todos, que o fez ser quem é e o que lhe proporcionou todas as conquistas de sua vida. “Trago da natação uma segunda família que é o professor Jardel, a professora Cláudia e a filha deles, Marina. Além de diversos amigos que treinaram comigo nos lugares onde passei, técnicos que foram muito importantes, pessoas sensacionais que me ensinaram muito!
CLUBES QUE O ATLETA REPRESENTOU
*Tênis Clube (2002 - 2010)
*Corinthians (2011)
*Esporte Clube Pinheiros (2012 - 2018)
*Minas Tênis Clube (2019)
*Clube Curitibano (2020 - 2021)
Cedida
Vitor e seu mestre em um dos grandes momentos de uma vida marcada pela natação