As aulas na rede municipal de ensino estão programadas para iniciar na próxima semana. Em contrapartida, a situação da Creche Clotilde Veiga de Barros preocupa autoridades municipais, que realizaram vistoria na unidade escolar que atende a demanda de 200 crianças, cuja faixa etária varia de 0 a 5 anos. Entre os apontamentos, está o abandono em relação ao parque infantil, como também o mato alto, além do aparecimento de escorpiões e a infestação de caramujo do tipo africano. Por sua vez, a prefeitura esclarece que instalará novos equipamentos, em até 90 dias, na área de recreação da creche.

Prefeitura aponta prazo de 90 dias para adequação do parque infantil situado em creche
Um dos vistoriadores, o vereador Adilson Silgueiro (PMDB), comenta que foi procurado por pais de alunos que estavam preocupados com a segurança das crianças, em razão das "condições de abandono que seriam visíveis desde a fachada da unidade, até o parque infantil", localizado nos fundos da creche. Uma equipe da Vigilância Sanitária acompanhou a vistoria.
Segundo o edil, a creche localizada no Jardim Paulista apresenta irregularidades quanto à conservação do local, uma vez que localizaram caramujos africanos e restos de construção que ocasionam o aparecimento de escorpiões, tendo em vista que o bicho peçonhento já apareceu na unidade. "Hoje não encontramos escorpiões, mas vimos caramujos africanos. Além disso, localizamos uma série de entulhos, madeira podre e restos de construção. Ou seja, tudo aquilo que atrai o aparecimento do bicho", relata.
Em relação ao parque infantil, o mato alto tomava os brinquedos que são utilizados pelas crianças da creche, bem como o estado de conservação apresentava perigo aos usuários. Um documento foi encaminhado aos departamentos responsáveis por cada situação, solicitando a troca dos equipamentos do parque, como também a limpeza da creche e retirada da grama, dos materiais não aproveitáveis e adequação da caneleta em que corre a água da chuva.
Em nota, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informa que antes do início das aulas, todas as escolas municipais receberão mutirão de roçagem e recolhimento da vegetação aparada. O órgão ainda pontua que mensalmente ocorre dedetização nas unidades escolares. Já em relação ao parque infantil, a secretaria informa que instalará novos equipamentos e estipulou o prazo de 90 dias, pois será necessária a realização de processo licitatório.