Metallica, Iron Maiden, Pink Floyd, Sepultura, Black Sabath (em versão xamamé, com um convidado especial, Adriano Magoo no acordeon) e novidades como Queen, Dire Straits e Slayer e Ramones. Pode parecer estranho para quem nunca ouviu, mas a mistura do rock com a viola caipira surte um efeito maravilhoso! E os violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, integrantes da banda Matuto Moderno provam isso em 50 minutos 45 segundos no novo trabalho, o CD Moda de Rock II que está disponível desde o começo do mês em formato físico e digital.
Seguindo a mesma fórmula do primeiro, o disco traz 12 versões instrumentais de clássicos do rock adaptados para o mágico instrumento que muitos podem associá-lo apenas ao sertanejo, a viola caipira.
Ricardo Vignini conta que começaram esse projeto de mesclar rock e viola de brincadeira, mas perceberam que era uma maneira de mostrar mais a riqueza deste instrumento em lugares que diriam, não são normais.
Assim foram atingindo outros públicos.
"Quando lançamos o primeiro um neto nos mandou uma mensagem dizendo que tinha dado o disco para o avô que adorou. Sacamos uma coisa: a quebra de preconceito, pois esses dois públicos , de certa forma sofreram algum... Por mais que esses gêneros sejam diferentes tem muitas coisas similares, como a paixão de seus adeptos, muitos chegam a ser radicais, fãs verdadeiros", explica Ricardo.
Segundo o violeiro, o instrumental provoca certa nudez nas músicas. As composições ficam mais evidentes.
Um filho
De acordo com Ricardo Vignini que é de São Paulo e Zé Helder que mora em Pouso Alegre (MG), premiado pelo ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo para a produção e circulação pelo Estado, o disco vem quase 5 anos após o lançamento do CD Moda de Rock & Viola Extrema, a agenda da dupla é enorme e desde então são mais de 300 shows.
"Ele lá e eu cá, levamos uns 9 meses para a gravação desse novo trabalho. Uma gestação mesmo. É como um filho nascendo", salienta o violeiro.
Nesse meio tempo eles gravaram um DVD com as participações dos guitarristas Pepeu Gomes e Kiko Loureiro e do tradicional grupo Os Favoritos da Catira (feito via financiamento coletivo, ou
crowdfunding). A dupla também se apresentou com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi) e Renato Teixeira.
"Nos sentimos felizes porque esse projeto nasceu quase como uma brincadeira para mostrar aos nossos alunos , o potencial da viola. E acabou se tornando ‘gigante’ com apresentações em todo Brasil, EUA e na Argentina. Conheci o Zé na produção de um disco dele em 2006. Essa nossa parceria é valiosa. Hoje temos mais maturidade. Tanto tempo na estrada, se não existir uma afinidade com o parceiro não dá para aguenta", frisa Ricardo.
ÁLBUM
Moda de Rock II
1 – "Refuse/resist" – Sepultura
2 – "Why Worry" – Mark Knopfler
3 – "Fearless" – Gilmour/WATERS
4 – "Paint it Black" – Jagger/Richards/Jones
5 – "I Want to Break Free" – John Deacon
6 – "Raining Blood" – Hanneman/King
7 – "Laguna Sunrise" – Iommi/Butler/Ward/Osbourne
8 – "Diary of a Madman" – Osbourne/Daisley/Kerslake/Rhoads
9 – "Thunderstruck" – Angus Young/Malcolm Young
10 – "Fade yo Black" – Hetfield/Ulrich/Burton/Hammet
11 – "We Want the Airwaves" – Joey Ramone
12 – "Wasted Years" – Adrian Smith