Videodocumentário marca 50 anos do Seminário

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 27/05/2016
Horário 09:04
Em comemoração aos 50 anos do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente, será lançado hoje o videodocumentário "Eis-me aqui". Produzido pela Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente), o filme retrata a história vocacional por trás de meio século de existência da unidade religiosa com depoimentos de 25 pessoas, entre sacerdotes, seminaristas, professores, alunos e ex-seminaristas.

Jornal O Imparcial Uma das personagens mais ilustres é dona Rosa, cozinheira do local há mais de 30 anos

Entre pesquisa e filmagens, o trabalho teve duração de um ano, com locações realizadas em Presidente Prudente, Emilianópolis, Marília, Campinas e Holambra. "Foram realizadas muitas pesquisas nos arquivos do seminário, entre fotografias e textos, além de contatos diversos com pessoas que viveram este momento importante", explica a professora da Facopp Thaisa Bacco. Ela, junto com o professor Roberto Mancuzo, são os coordenadores do projeto. Completam a equipe ainda as jornalistas Ariane Viana e Thayane di Paula, os alunos de Jornalismo Stephanee Becegato Melo, Fábio Reis, Nellise Pinheiro e Thiago Morelo (assessoria de imprensa) e os editores de imagens Kaíto Lomartine e Carlos Hideki.

O videodocumantário, além de contar a história da casa de formação, tenta desvincular a tradicional imagem que o local tem para a sociedade, conforme o quarto reitor, Monsenhor Viguel Valdrighi. "Algumas pessoas, quando falamos em estudos participativos da igreja, associam a imagem do seminário a um mosteiro, com jovens confinados. O filme vai mostrar como realmente funciona o trabalho, que é essencialmente educativo. O seminário é uma escola, antes de tudo", enfatiza.

Para o padre Éverton Aparecido da Silva, o seminário é uma instituição com fortes laços prudentinos. "É uma escola por onde passaram muitos nomes da cidade. Alguns se tiornaram padres, outros não, mas mantiveram sempre a educação para cidadania que receberam". Este fator, aliás, para o atual reitor Gerisvaldo Viana é o que diferencia o Seminário. "Uma casa especial, onde os professores são todos voluntários e os alunos aceitam viver uma vida dedicada a Deus".

 

Programação


O lançamento do videodocumentário representa uma continuidade das comemorações dos 50 anos seminário, completados em março deste ano. O filme será exibido no auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo, a partir das 19h30.

Embora a casa de formação tenha contemplado o cinquentenário no dia 19 de março, a comemoração do Jubileu de Ouro acontece entre os dias 26 e 28 de maio. Além da exibição do filme, na quinta-feira, tem o lançamento do livro "Seminário: História e Memória", da autoria do Monsenhor Expedito Pereira Cavalcante e do Coronel Amaral da silva, no auditório do Seminário, às 20h.

E para encerrar as atividades, no sábado, às 10h, tem a missa solene pelo Jubileu de Ouro do Seminário diocesano, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. A celebração contará com a presença de padres de toda a Diocese, seminaristas e ex-seminaristas, além da equipe de voluntários e professores da casa de formação.

 

Serviço

VIDEODOCUMENTÁRIO


O lançamento do videodocumentário "Eis-me Aqui!", produzido pela  Facopp, da Unoeste será nesta sexta-feira, dia 27, às 19h30, no auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo.
Publicidade

Veja também