Respeito pelo índio, pela natureza, pelas lendas brasileiras foram alguns dos temas abordados, ontem de manhã e à tarde, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, que ficou lotada, pelo grupo Pirlimpimpim, de Garça. A ação foi uma realização da Biblioteca Dr. Abelardo de Cerqueira César do Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente, pelo programa Viagem Literária. Alunos de escolas municipais e estaduais ouviram das contadoras do projeto de contos "Pirlimpimpim conta uma história pra mim" como surgiram as frutas, as hortaliças e raízes comestíveis. O quanto é importante preservar e respeitar o meio ambiente, os índios, e os mais velhos, ali representado na figura do pajé.

Sala de Cinema lotada com alunos de escolas municipais e estaduais, ontem, pela manhã
"Para que entendessem bem, falamos do curupira, que aparece em nossas lendas folclóricas, como o protetor das matas. Relacionamos o pajé aos mais velhos, demonstrando a experiência de vida, a sabedoria que essas pessoas têm. Estou sem palavras para expressar a nossa alegria. O Pirlimpimpim completou 20 anos, no dia 16 e estar nessa cidade, que fomenta a leitura com projetos maravilhosos, como o Salão do Livro foi o nosso maior presente! Que complexo cultural lindo é o Matarazzo. Estamos encantadas!", exclama Rosane Fagotti Voss, diretora da Biblioteca Municipal de Garça.
Quem também estava feliz com o evento era o responsável pelo programa local, Cezar Ceresine, 55 anos. "Foi muito bom! As escolas participaram, alunos de algumas delas vieram caracterizadas de índio e demonstraram estar encantados com o que ouviam. Olha, realmente foi muito bonito", salienta Cezar.
De acordo com ele, pelo terceiro ano o município é contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura com o programa. "Como expus em outra entrevista, o programa visa estimular a leitura, aproximar o leitor dos livros e de seus autores. Desejamos aguçar a criatividade das crianças e mostrar a elas como é gostoso ler", destaca Cezar.
Segundo Cezar, o Viagem Literária foi lançado em 2008, o programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado e gerido pela SP Leituras, integra o conjunto de ações do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), qual faz a programação. Para este ano estão previstas 170 apresentações.
Pirlimpimpim
O grupo de contadoras de histórias foi formado em agosto de 1996, onde todas as voluntárias compartilhavam o mesmo desejo: manter pela oralidade e pelos livros a tradição de contar histórias de muitos povos.
Rosane explica que o elenco é formado de acordo com os espetáculos e o número de "Nos dedicamos a um trabalho de voluntárias que buscam divulgar, pelas histórias, o mundo da magia e o encantamento, trazendo os temas para a realidade atual. Toda segunda-feira fazemos quatro sessões, atendendo quase 4 mil crianças por
CONTADORAS
Maria Rosa Trambaioli Machado
Vera Lúcia Guanaes Bonini
Maria Helena Travassos Delicato
Natália Anselmo
Kenia Marangão
Nancy Guanaes Bonini
Rosane Fagotti Voss
Andréa Travassos Delicato
Marisa dos Reis Pires