As paróquias da 1ª Região Pastoral se unem para realizar nesta sexta-feira, a 16ª edição da Via-Sacra no Santuário Morada de Deus, localizado em Álvares Machado. O evento tradicional deve reunir mais de mil fiéis vindos de diversas paróquias da cidade e região, além de seminaristas, religiosos, presbíteros e o bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos.
Durante o percurso de aproximadamente 1.800 metros, haverá meditação das 14 estações da Paixão de Cristo com início às 20h. Os portões do Santuário estarão abertos a partir das 19h, com entrada e estacionamento gratuitos. O acesso principal se dará pela estrada vicinal em direção ao distrito de Coronel Goulart.
A programação seguirá o formato dos anos anteriores, com paradas em frente às capelas das Estações da Via-Sacra, cujas pinturas foram recentemente restauradas. Algumas paróquias e comunidades, previamente designadas, conduzirão as meditações e encenações ao longo do percurso que durará cerca de 1h30.
O evento é organizado pelo Vicariato Episcopal da 1ª Região Pastoral, sob a coordenação do padre Sandro Rogério dos Santos, com o apoio de padres, leigos e apoio do representante da liturgia. Também conta com a colaboração de órgãos como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para garantir a segurança e o bom andamento do evento.
“A INTENÇÃO DO EVENTO É PROPICIAR AOS FIÉIS A CAMINHADA REFLEXIVA SOBRE OS ÚLTIMOS PASSOS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NO SEU PROCESSO DE JULGAMENTO, CONDENAÇÃO, CARREGAR DA CRUZ E MORTE. SOMOS TODOS PEREGRINOS NAS ESTRADAS DA VIDA, RUMO AO CÉU”
Padre Sandro Rogério dos Santos
Segundo padre Sandro, a mudança da data para a sexta-feira anterior à Semana Santa, adotada desde 2024, visa não conflitar com as atividades paroquiais intensas do período. A edição deste ano traz como tema “A esperança no caminho do Calvário”, em sintonia com o Ano Jubilar vivido pela Igreja.
“A intenção do evento é propiciar aos fiéis a caminhada reflexiva sobre os últimos passos de Nosso Senhor Jesus Cristo no seu processo de julgamento, condenação, carregar da cruz e morte. Somos todos peregrinos nas estradas da vida, rumo ao céu”, destaca o vigário episcopal.
A Diocese convida todos os fiéis da região a participarem deste momento de espiritualidade, fé e comunhão, vivenciando com intensidade o mistério da Paixão de Nosso Senhor.
O acesso ao local deverá ser feito pela Estrada Vicinal Vereador José Molina, sentido ao Distrito de Coronel Goulart. Os portões estarão abertos para os fiéis a partir de 19h. Como nos outros anos, os carros ficarão parados no estacionamento principal dentro do santuário. Lá haverá um transporte solidário que levará os fiéis até a primeira estação da Via Sacra. O estacionamento é gratuito.
A recomendação é manter o veículo com vidros fechados, porta-malas trancados e, se possível, acione o alarme. Não deixe objetos de valor dentro do carro e em local visível. Identifique o local onde o seu veículo estiver estacionado fixando um ponto de referência. Haverá policiamento no local.
Para quem deseja levar crianças, procure identificá-las com nome, endereço e telefone, mantendo sempre próximas e sob o campo de visão.
Observe, com atenção, a existência de lagos no local, respeitando as muretas e a sinalização para evitar imprevistos. É recomendável que se leve água e vá com sapato confortável.
Ao final do evento, não tenha pressa e saia com calma. Observe a sinalização e as orientações da polícia no local. A saída será feita pela mesma vicinal que liga o município de Álvares Machado ao Distrito de Coronel Goulart. Não será permitida a saída pela portaria que dá acesso à Rodovia Raposo Tavares (SP 270).
SERVIÇO
A Via Sacra 2025 será nesta sexta-feira, dia 11, às 20h, no Santuário Morada de Deus, localizado no campus III da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Álvares Machado.
Cedida
Evento será realizado hoje, às 20h, no Santuário Morada de Deus, localizado no campus III da Unoeste