Via Sacra marca programação da Semana Santa no HR e AME de Prudente

Pacientes em leitos saudavam a procissão e, a cada nova parada, novas pessoas se juntavam ao cortejo, que chegou ao fim com cerca de 150 participantes.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 03/04/2015
Horário 10:12
 

As celebrações da Semana Santa alteram a rotina do HR (Hospital Regional) e AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Presidente Prudente. O ponto alto da programação solene foi a encenação da Via Sacra, que percorreu clínicas e corredores das duas unidades. Segundo a tradição cristã, trata-se de um momento de meditação sobre a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo, que se sacrificou pela salvação da humanidade.

No AME, o trajeto se iniciou na área externa e atraiu a atenção de pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento no pátio de entrada. Esta é a primeira vez que o ambulatório promove a atividade e contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas. Em cada uma das 15 estações, eram feitas orações referentes à caminhada de Jesus até o calvário.

Jornal O Imparcial No AME, trajeto se iniciou na área externa e atraiu a atenção de pacientes e acompanhantes

A encenação das cenas da Paixão de Cristo no HR começou no serviço de diagnóstico por imagem e foi concluída na recepção principal. Ao longo do percurso, cânticos e preces eram entoados com emoção e traziam vida à encenação. Pacientes em leitos saudavam a procissão e, a cada nova parada, novas pessoas se juntavam ao cortejo, que chegou ao fim com cerca de 150 participantes.

Segundo o padre Paulo Nunes, capelão do HR e AME, trazer a espiritualidade para dentro das unidades de saúde é uma forma de amenizar a angústia e o sofrimento que habitam o ambiente hospitalar. "A Via Sacra relembra que todo o sofrimento de Jesus desemboca na ressurreição, na vida. É essa mensagem que devemos absorver. Devemos lidar com os momentos difíceis com fé de que eles nos levarão a um renascimento", diz.

A aposentada Ruth Bessa dos Santos, 53, assistiu à parte da Via Sacra no hospital enquanto acompanhava seu neto, que está internado. Para ela, o momento de fé trouxe "paz de espírito". "Foi muito bom. A gente deixa de pensar coisas ruins e renova nossa fé", comenta.
Publicidade

Veja também