Via Rápida Emprego inicia aulas em PP

Duas primeiras turmas do programa, na unidade prudentina, começaram aprendizados nesta semana

PRUDENTE - Flávio Veras

Data 27/06/2014
Horário 10:00
 

Começaram na quarta-feira as aulas das duas primeiras turmas da unidade do programa Via Rápida Emprego de Presidente Prudente. A estrutura fica localizada na Etec (Escola Técnica) Professor Antonio Eufrásio de Toledo (antigo Colégio Agrícola). Nessa primeira oportunidade, 30 alunos participam das aulas de Auxiliar em Recursos Humanos no período da tarde. Já à noite, outros 30 discentes cursam Auxiliar Administrativo. Desde o seu início, que foi há quatro anos, o programa já atendeu mais de 10 mil alunos na região.

De acordo com Luis Edvaldo Vieira, coordenador do programa em Prudente, os cursos têm de 60 a 250 horas. Além das atividades que já iniciaram, o programa local oferecerá outras dez oportunidades profissionais. "Assim que uma é finalizada, outro curso é inserido no lugar", revela.

As demais atividades oferecidas são as de  pintor, encanador residencial, produção de mudas em viveiro, rotinas financeiras, créditos e cobranças, assistente contábil, manipulador de carnes (duas turmas), recepção e atendimento e cozinheiro geral (duas turmas). "Além disso, em agosto, o programa receberá uma carreta que tem o objetivo de percorrer a região oferecendo a atividade de corte e costura industrial", informa.

Existem três formas dos interessados ingressarem no programa – pela internet, inscrevendo-se no site do programa que é o www.viarapida.sp.gov.br, indo até a unidade prudentina, ou mesmo por meio de cadastramento automático, que ocorre quando o cidadão pede o benefício do seguro-desemprego.

Segundo Claudemir Monteiro, diretor da Etec, a nova estrutura oferece mais conforto aos cidadãos. Além disso, o programa pretende melhorar a autoestima desses trabalhadores que se encontram fora do mercado. "Muitos egressos dos nossos cursos se sentiram estimulados e procuraram frequentar outras disciplinas oferecidas pela escola técnica, bem como cursar uma faculdade. Para muitos alunos, o curso técnico se torna um empurrão para que eles busquem mais aprofundamento profissional", esclarece.

 

Capacitação


Essa capacitação maior é pretendida pela pedagoga desempregada, Roberta Gomes de Moura, 27. Ela está participando do curso de Auxiliar de Recursos Humanos. "Eu gosto dessa área. Porém, aqui em Prudente, a maioria dos profissionais que atuam nesse mercado pertence à psicologia. Portanto, meu objetivo é mudar esse paradigma fazendo desse curso técnico uma especialização", projeta.

Já o autônomo João Gonçalves Pereira, 28, também está matriculado no mesmo curso. Ele explica que além dele, sua esposa também entrou no programa. Após a formação, eles pretendem montar um negócio. "Eu trabalho fazendo bico de banho e tosa, mas acredito que chegou a hora de buscar novos desafios. Para isso, eu e minha mulher pretendemos montar um pet shop. Esperamos usar os conhecimentos adquiridos na hora de contratar e também no tratamento com nossos potenciais funcionários", explica.

 

SERVIÇO

ENDEREÇO

A unidade prudentina do Via Rápida Emprego fica localizada dentro das dependências da Etec (Escola Técnica) Professor Antonio Eufrásio de Toledo (antigo Colégio Agrícola), na rodovia Raposo Tavares, Km 561.
Publicidade

Veja também