Veterinária orienta: Repelentes protegem bovinos contra moscas e contribuem para aumento da produtividade

Cristiano Machado

COLUNA - Cristiano Machado

Data 03/04/2025
Horário 08:00
Foto: Divulgação
A infestação gera desconforto, o que leva os animais a ficarem agitados; Marcella Vilhena: "Estresse contínuo compromete o ganho de peso esperado e, por consequência, o potencial produtivo e o lucro do negócio" 
A infestação gera desconforto, o que leva os animais a ficarem agitados; Marcella Vilhena: "Estresse contínuo compromete o ganho de peso esperado e, por consequência, o potencial produtivo e o lucro do negócio" 

O uso de repelentes para controlar a infestação de moscas é uma estratégia importante para os pecuaristas, pois esses produtos ajudam a proteger os bovinos e a obter maior produtividade. Esses insetos, especialmente as moscas-dos-estábulos e as moscas de chifre, são parasitas comuns que causam desconforto e estresse aos animais.
“As moscas irritam os bovinos e podem transmitir doenças, afetando diretamente o bem-estar dos animais e, por consequência, a produção de carne e leite, além da qualidade do rebanho”, explica a médica-veterinária, Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec.
Quando infestam os bovinos, geram desconforto, o que leva os animais a ficarem agitados. Com isso, consomem menos alimentos e não conseguem descansar. Os reflexos podem chegar à reprodução. “Esse estresse contínuo reduz o apetite dos bovinos, comprometendo o ganho de peso esperado e, por consequência, o potencial produtivo e o lucro do negócio. Além disso, algumas espécies de moscas podem ser vetores de doenças, agravando ainda mais a situação”, alerta Marcella.


Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec

Uma solução 
Para auxiliar os criadores a vencer o desafio das moscas, a Syntec oferece CIPERDuo, ectoparasiticida de amplo espectro, formulado com butóxido de piperonila e cipermetrina, piretróide que induz a liberação de descargas nervosas repetitivas, resultando na morte dos ectoparasitas. O produto combate de forma eficaz larvas, ninfas, machos e fêmeas de carrapatos e interfere na postura de ovos. Sua ação mosquicida é altamente eficaz, repelindo larvas e moscas adultas que afetam os bovinos, além de ajudar a proteger os animais contra essas pragas. 

Uso do produto proporciona conforto e bem-estar  

A especialista da Syntec ressalta que o uso de repelentes específicos minimiza esses impactos, proporcionando maior conforto e bem-estar. “Com menos estresse e risco de doenças, os animais têm uma rotina mais tranquila, com alimentação equilibrada, maior ganho de peso e melhor desempenho produtivo”, explica.
A aplicação regular de repelentes é uma medida eficaz no controle de moscas em toda a propriedade, prevenindo infestações em larga escala, especialmente durante períodos de calor intenso, quando a proliferação dessas pragas ocorre de forma acelerada. "Pecuaristas que adotam práticas de manejo eficientes não só aumentam a produtividade, mas também favorecem a sustentabilidade e o bem-estar de seus rebanhos", conclui Marcella Vilhena. (Por Mariana Tabatiano, Texto Comunicação Corporativa)
 

Publicidade

Veja também