Articulados e conscientes do papel do cidadão na sociedade. Esta é a imagem registrada pelos integrantes da Câmara Municipal de Álvares Machado durante reunião com os nove estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vereador José Molina, no Distrito de Coronel Goulart, que foram eleitos para a Câmara Mirim.
No encontro realizado na última sexta-feira (16), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as funções legislativas, além de iniciarem a construção da pauta de projetos que serão votados em sessão, marcada para o dia 30 de agosto, às 9h, na Câmara de Álvares Machado.
“Tivemos uma surpresa muito agradável, com algumas crianças muito articuladas, conscientes dos seus deveres como cidadãos. Fiquei impressionado com eles e acho que vamos ter um resultado muito positivo em relação à escola de Coronel Goulart”, analisou o diretor legislativo da Câmara de Álvares Machado, Paulo Villalva. Ele esteve acompanhado pela presidente da Câmara, Estela do Escritório, e do procurador jurídico, Diogo Ramos Cerbelera.
O diretor legislativo disse que a dificuldade será em limitar o número de requerimentos em pauta diante do volume de assuntos discutidos na reunião. “Além do treinamento, houve também um debate de ideias e de reivindicações para melhorias na escola e no próprio distrito. Vamos ter frutos importantes nesse contexto”.
Alcides Mirella da Silva, 14 anos, aluna responsável por presidir a sessão mirim destacou a oportunidade de encaminhar ao Executivo os pedidos de melhorias ao distrito. “Foi uma reunião muito legal, pois a gente discutiu sobre o que precisamos tanto na escola como no distrito, o que será bom para nós estudantes e para a população de Coronel Goulart. Temos vários pedidos, como questão de asfalto nas ruas, reforma da escola e outros problemas. Estou feliz pela oportunidade e por saber que estamos envolvidos nesse projeto”.
Com apenas 10 anos, Enrico Porangaba de Pádua Pereira vai desempenhar a função de 1º-secretário da Mesa Diretora. O estudante do 5º ano afirma que sua participação no projeto da Câmara Mirim despertou o interesse pela política ao entender que é possível melhorar a qualidade de vida da população. “Eu estou achando muito interessante, está sendo uma experiência muito legal. Esse projeto abriu uma luz na minha mente sobre política e como poder ajudar a vida de vários cidadãos. É interessante ver que a gente ainda nem se formou e ter todo esse poder político. Espero que ocorra tudo bem na sessão, porque é uma função muito importante. A gente espera que os pedidos [que serão votados] sejam atendidos”.
Nesta sexta-feira (23), será realizado um novo treinamento com os vereadores mirins. Desta vez, no plenário do Legislativo. “Será para simular a sessão do dia 30. Terminado o treinamento, vamos tirar as dúvidas com relação ao protocolo de execução dos trabalhos”, explicou o diretor do Legislativo.
A sessão mirim é aberta ao público e todos podem participar.
Alcides Mirella da Silva - 8º ano (presidente)
Maycon Douglas de Paulo - 8º (vice-presidente)
Enrico Porangaba de Pádua Pereira - 5º (1º-secretário)
Yasmin Novais Bezerra - 7º ano (2ª-secretária)
Pedro Lucas Oliveira Sartorelli - 5º ano
Maria Vitória Rocha Moitinho da Motta - 7º ano
Briam Cardoso Souza - 8º ano
Isaque Gregório Santana - 6º ano
Maria Caroline Silva Ferreira - 8º ano