A Câmara Municipal de Indiana esteve reunida na última segunda-feira e um dos assuntos que deveriam estar em pauta para ser aprovado deveria ser o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), através de contrato de financiamento com recursos não renováveis. Projeto de lei enviado pelo Executivo dispõe sobre abertura de crédito administrativo no valor de R$ 169.525,37, cujo objeto seria atualização de estudos de drenagem urbana no município, incluindo projetos executivos de galerias de águas pluviais.
PROBLEMAS PONTUAIS
Um dos maiores problemas que o setor urbano de Indiana enfrenta nos últimos anos é justamente causado pelas chuvas, em virtude da infraestrutura já muito antiga e obsoleta. Bueiros e galerias têm sido o pesadelo de muitas famílias, com residências invadidas pelas águas pluviais constantemente. Porém, o projeto de lei enviado pelo Executivo sobre o Fehidro não chegou a ser discutido na última sessão.
SONS INCOMODAM
Embora uma boa parcela da população indianense já tenha reclamado muitas vezes pelos sons de escapamentos de motocicletas, principalmente nas madrugadas, o problema continua, e alguns desses veículos prosseguem com sons alterados de propósito, o que abusivamente tira o sossego das pessoas que precisam descansar ou porque trabalham ou porque são idosos, ou ainda têm crianças recém-nascidas.
VELOCIDADE EXCESSIVA
Dezenas de bicicletas motorizadas também estão criando problemas diuturnamente, pilotadas por menores que, de forma irresponsável, além do som muito alto, abusam da velocidade excessiva, colocando em risco a vida de crianças, idosos e animais. Alguns carros costumam também elevar os sons amplificados principalmente no período noturno. Como existe a lei para coibir esses abusos, é preciso que as autoridades façam uso da mesma, para proteger a comunidade.
AUMENTAM OS CASOS DE DENGUE
Muitos casos de dengue têm ocorrido nas últimas semanas em Indiana, prejudicando muitos trabalhadores, que são obrigados a se afastarem dos seus empregos, sem condições de executarem suas tarefas, pelo incômodo dessa doença. A Secretaria de Saúde do município tem realizado campanhas com orientações importantes para as pessoas, mas o problema continua, com terrenos baldios sujos, quintais imundos, com água parada, propiciando a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue. O posto de saúde vem registrando um número alto de pessoas contaminadas pela dengue, entretanto, parece que é malhar em ferro frio, ninguém observa as orientações.
VACINAÇÃO CONTINUA
A vacinação contra Covid continuará nesta quarta-feira nos horários das 8h às 11h e das 12h às 16h, com a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses, além da primeira dose de reforço a partir de 50 anos de idade. Também vacinação contra a gripe para pessoas a cima de 60 anos e com comorbidade. É muito importante que as pessoas levem a sério e procurem o posto de saúde para se imunizarem com devidas vacinas, de acordo com a faixa etária. Os munícipes devem procurar as autoridades sanitárias quando houver dúvidas.
CERÂMICA EM ALTA
O município de Indiana é conhecido não é só em nossa região, mas em vários Estados, pela grandeza do setor ceramista, constituído de várias cerâmicas, que há muitas décadas têm sido o esteio econômico da comunidade. E nos últimos meses observa-se um crescimento no movimento das cerâmicas, tanto pela procura de compradores que vêm de outras regiões, mas como também pelas vendas a rincões, como Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Goiás, cujo transporte é realizado por caminhões. A indústria ceramista emprega uma grande parcela de trabalhadores especializados no ramo, além de vendedores, motoristas e ajudantes.
EM TEMPO
É tudo uma questão de pensar positivo, você é do tamanho do seu sonho, amigo.