Foto: Cedida - Guilherme da Silva Alencar, nascido em 30 de janeiro de 1996
JOVEM E INSPIRADOR
Guilherme Alencar (Republicanos) é o mais novo de todos os 13 vereadores eleitos para a próxima legislatura em Presidente Prudente. Tem 28 anos de idade e inspiradora história de vida. Completará 29 anos no dia 30 de janeiro.
DADOS HISTÓRICOS
Tudo indica que Wilson Portella (PSDB) tenha sido o vereador mais jovem da história, ao assumir seu primeiro mandato aos 22 anos de idade, em 1983. Mais recentemente, em 2017, Wellington Bozo (Republicanos) assumiu com 31 anos.
FAIXA ETÁRIA
Instituído em 2013 pelo governo federal, o Estatuto da Juventude define como jovens pessoas entre 15 e 29 anos de idade. Sendo assim, Guilherme da Silva Alencar será jovem até 30 de janeiro de 2026. O único vereador jovem da 19ª Legislatura.
BOM CARÁTER
É um jovem que forjou seu caráter no trabalho e na vivência com os problemas da periferia; que nasceu, cresceu e mora Jardim Morada do Sul, na zona norte de Presidente Prudente, no caminho para os distritos de Montalvão, Floresta, Eneida e Ameliópolis.
VISÃO DE MUNDO
Bairro que por muitos anos foi conhecido como Km 7, à margem da estrada vicinal Raimundo Maiolini. Guilherme entende que o seu bairro, além de moldar a sua personalidade, também definiu a sua visão de mundo.
AGENTE DO BEM
Conta ao Plantão que cresceu observando as dificuldades que a comunidade enfrentava. E diz que isso plantou em seu coração, desde cedo, o desejo de entrar na política e ser um agente de transformação.
ENSINO PÚBLICO
Fez o ensino básico em três escolas públicas: Domingos Ferreira de Medeiros, no Jardim Guanabara; Comendador Tannel Abbud, na Vila Furquim; e Florivaldo Leal, na Vila Tabajara. Atualmente, cursa Gestão Pública à distância pela Ampli.
OLHO NA CIDADE
Entende que as escolas do ensino público foram fundamentais na construção dos seus valores e princípios. Agora, a busca da formação superior em Gestão Pública é para dar sustentação à contribuição em soluções para problemas da cidade.
SERVIÇO PESADO
Sua trajetória no mercado passa por diversas experiências sobre trabalho árduo e perseverança. Trabalhou como servente, ajudando seu pai na construção civil, trocou para-brisas e foi entregador de ração.
PRODUÇÃO DE EVENTOS
Como empreendedor, teve um lava-jato que não deu certo. Mas não desanimou. Conta ter sido o contrário: foi incentivo para buscar novas oportunidades e assim encontrou seu caminho na produção de eventos.
STAND-UP COMEDY
Começou promovendo festas e, com o tempo, migrou para o mundo do stand-up comedy. É proprietário da Comedy Produções, tem uma empresa de marketing promocional e é sócio do Réveillon Euforia, evento tradicional da região.
BONS EXEMPLOS
Sua mãe trabalha como serviços gerais no Hospital Bezerra de Menezes e seu pai é pedreiro; sobre os quais diz que “sempre foram exemplos de esforço e honestidade para mim e para minhas duas irmãs, que hoje têm suas próprias famílias”. São três sobrinhos.
AÇÃO E REAÇÃO
Desde muito cedo, Guilherme entendeu que a política é bem mais do que discursos: é ação, é estar presente, ouvir e entender o que as pessoas realmente precisam e, acima de tudo, fazer acontecer.
DIREITO BÁSICO
Candidato pela primeira vez, ser eleito foi visto como grande vitória, não só pessoal, mas para todos que acreditam em política séria e comprometida. Dentre suas propostas, saúde pública é prioridade, o que vê como um direito básico e inegociável.
PRÓPRIA CIDADE
Também fala em criação de oportunidades aos jovens. Entende ser preciso investir em capacitação e empreendedorismo para que os jovens possam construir um futuro próspero, sem precisar ir buscar oportunidades em outras cidades.
DUAS FILIAÇÕES
A primeira filiação do jovem vereador eleito foi no MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e, ao sair, conversou com outros partidos, mas acabou se filiando no Republicanos pela boa relação com o presidente local Guilherme Piai, atual secretário estadual da Agricultura.
Foto: Cedida - Largada da campanha na qual alcançou 1.895 votos
ÁREA SOCIAL
Foram sócios em uma boate na cidade de Marília (SP) e comprou de Piai parte do Réveillon Euforia. Na área social, Alencar tem atuação discreta: destinação de alimentos para entidades assistenciais e religiosas, que não faz questão de entregar pessoalmente.
INGRESSO SOLIDÁRIO
Arrecadação com o ingresso solidário: nos espetáculos que promove, condiciona preço mais baixo para quem não tem direito ao meio ingresso, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível. Tem chegado a arrecadar 1 tonelada por semestre.
SESSÃO NA TERÇA
Com o ponto facultativo de amanhã, pelo Dia do Servidor Público, a sessão ordinária desta semana será na terça-feira (29) e haverá a posse do suplente de Miriam Brandão (1968-2024), Paulo do Imperial (PL).
Foto: Cedida - Matheus Ceará e Guilherme Alencar
Foto: Guilherme Alencar e Fábio Porchat