Venda de itens típicos cresce 30% em PP
Mesmo com Brasil fora da Copa do Mundo, Apas afirma Mundial continuará impulsionando comercialização de carnes, frios e bebidas
O Brasil enfrentou ontem a Alemanha e a torcida do setor supermercadista, na manhã de ontem, era para que a seleção verde e amarela seguisse firme na Copa do Mundo. Isso porque, os jogos têm influenciado positivamente na comercialização de itens considerados típicos. A estimativa de Antonio Nagai, vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), é de aumento de 30% na venda de carne, bebidas, frios e petiscos, na região de Presidente Prudente. Conforme publicado por O Imparcial, a projeção apontada dia 12, data de abertura da megacompetição, era de crescimento de 20% a 50% na saída destas mercadorias, em relação aos meses anteriores.
Mendes Neto costuma reunir a família para assistir jogos
Uma pesquisa divulgada recentemente pela Apas mostra que 63% dos brasileiros declararam que consomem algo enquanto assistem esportes na TV. E não tem sido diferente em relação ao mundial, que reúne milhares de pessoas em frente do televisor. Outro índice mostra que 70% das pessoas preferem conferir as partidas acompanhadas e a maioria gosta que seja em casa, conforme indica o levantamento. Quando as pessoas se reúnem, há consumo de comes e bebes.
"Estou comprando carnes e frios para uma ‘reunião’ que haverá em casa durante o jogo do Brasil", revelou a consumidora Sandra Pesente. "Nos reuniremos para fazer e churrasco, então, estou comprando carne e cerveja", fala.
"Em todos os jogos, reunimos a família e fazemos churrasco, cada dia na casa de alguém. Não deixamos passar nenhum jogo em branco. É uma festa e todo mundo participa", conta o prudentino Antônio Mendes Neto.
Em contrapartida, segundo Nagai, empresários de outros setores têm reclamado de queda na comercialização neste período. "Todo aumento de vendas é positivo. Mas ele se restringe aos produtos específicos para serem consumidos nos jogos. Esta situação atrapalha a saída dos demais itens", fala.
Na manhã de ontem, o vice-presidente contava com a classificação do Brasil para a final, o que não foi concretizado. Porém, ele ressalta que, até mesmo nas partidas de outros países, a demanda aumenta. "Os consumidores compareceram não somente nos jogos da seleção brasileira, mas em dias considerados ‘normais’. Jogos de outros paises, da mesma forma, impulsionam a comercialização", finaliza.