As lojas especializadas em fogos de artifício registram aumento nas vendas com a chegada do ano novo. Em Presidente Prudente, os proprietários de lojas relataram um crescimento que chega a 100% nas vendas em relação aos outros meses e explicam que, entre os produtos mais adquiridos, estão os foguetes que soltam cores, e os que são permitidos para crianças, como estalos e bombinhas. Dentre os preços entre os estabelecimentos, os itens variam de R$ 2 e chegam até mais de R$ 3 mil.
A proprietária da loja Fogos & Alegria, Izabel Cristina Nunes, explica que as vendas chegam dobrar durante o fim de ano e que, diferente das épocas de festas juninas, por exemplo, para o ano-novo, as baterias e kits prontos são os que mais apontam crescimento, “pois proporcionam minutos e várias opções de fogos de artifício”, porém, no geral, “as vendas aumentam para todos os itens, pois dezembro é o carro chefe e chega a cobrir todos os outros meses do ano”, conta.
Na Casa de Fogos São João, o dono do estabelecimento, Carlos Magno Rabelo, afirma que o período de final de ano tem real destaque dentre as outras épocas comemorativas. De acordo com ele, as vendas que antecederam o Natal já foram boas e continuaram durante a semana. “A procura está sendo grande, mas é durante a véspera que os clientes acabam lotando a loja. Inclusive na véspera do Natal, que foi até uma surpresa para nós pelo crescimento substancial. Daqui até domingo, dia 31, esperamos vender todos os produtos que temos na loja”, pontua.
Na loja Fogos & Cia, os produtos mais procurados nesta época também incluem os menores, pois eles têm efeitos tão bonitos quanto os maiores. A proprietária do estabelecimento, Vanessa da Cruz Bertasso, conta que os clientes optam pelos foguetes de um tiro que explodem cheios de cores no céu e que apitos, “vulcões” de faísca e pistola de bolinhas coloridas também divertem adultos e crianças, mas que, em proporção, todos os kits grandes de queima já foram antecipadamente reservados.
“Nossa expectativa é de que esta virada do ano seja melhor do que a do ano anterior, e já estamos percebendo este aumento durante as vendas da semana. Para nós, empresários deste ramo, este é o momento de aproveitar e investir em boas e bonitas opções para os clientes, visando não apenas o lucro, mas, sim, a chance que temos de proporcionar lindos momentos para eles”, ressalta.
Tradição
A queima de fogos durante a virada do ano já é tradição na família do empresário Antônio Pedro de Araújo, 64 anos. Natural de Regente Feijó, mas atualmente morando em Santo André (SP), todo ano, ele retorna para a cidade natal e o espetáculo de luzes no céu é garantido. Sobre os preparativos durante a mudança de 2017 para 2018, Antônio conta: “Neste ano, vamos fazer cerca de oito minutos de queima de fogos na passagem do ano e será uma linda homenagem à vida, representando um novo começo que se inicia. Desde criança, eu sempre admirei e me encantei com este espetáculo e, por isto, decidi introduzir esta tradição na minha família. É realmente muito emocionante”, finaliza.