Frutas diversas, carnes e bebidas. Estes são os itens mais procurados às vésperas do Ano-novo em mercados, bancas nas ruas, entre outros estabelecimentos de Presidente Prudente. Na manhã de ontem, os consumidores já estavam em busca dos itens para festejar o fim de semana e o réveillon.
No supermercado Nagai, a movimentação esteve dentro das expectativas, conforme o subgerente de umas das lojas, João Cézar Barbosa da Cruz, 29 anos. Segundo ele, nem tanto para consumo e principalmente para decoração, as frutas batem recorde de procura. Bebidas e carnes, da mesma forma, estão entre as principais procuras.
João expõe que é comum se prepararem, inclusive com estoque de alguns itens, como champagne e panetone, por exemplo, para dezembro, pois naturalmente é um mês que sempre tem aumento nas vendas. “Ao invés de aumentarmos os preços fizemos algumas promoções para chamar a clientela. Embora não esteja nada muito fácil para ninguém, o mês foi bom. Esperamos que o próximo ano seja ainda melhor para todos, em todos os sentidos”, expõe o subgerente.
Além dos tradicionais pratos como a lentilha, preparada de várias formas, o churrasco é em muitos lares a escolha preferida. Tanto Wellington Carvalho Ribeiro, 30 anos, encarregado do açougue do mercado, quanto o proprietário da Casa de Carne do Neguinho, Luiz Carlos Ferreira, dizem que se comparado ao mesmo período do ano passado, as vendas caíram bastante. Mas têm realmente aqueles que não abrem mão de uma boa alcatra, contra filé ou mesmo um miolo de paleta e acém.
De São José do Rio Preto, o vendedor Helton Silva, 35 anos, aproveitou a manhã do sábado para acompanhar a mãe até o mercado para comprar algumas frutas que faltaram na lista. “Sem dúvida o jantar ou almoço do dia seguinte tem como base muitas frutas. No cenário geral da economia e política do país, desejamos ter um ano melhor”, deseja o vendedor.