Venceslau defende a vice-liderança do Paulista

Equipe da região joga em São José dos Campos, pela última rodada da primeira fase da Divisão Especial Feminina

Esportes - PAULO TAROCO

Data 26/10/2017
Horário 12:47
Divulgação/AI do Basquete Venceslau, Técnico promoveu os últimos ajuste antes da viagem na manhã de ontem
Divulgação/AI do Basquete Venceslau, Técnico promoveu os últimos ajuste antes da viagem na manhã de ontem

A equipe feminina do Basquete Venceslau tem pela frente hoje mais um compromisso fora de casa, na disputa pelas primeiras colocações do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina. O time da região joga em São José dos Campos (SP), contra as donas da casa, a equipe São José Basketball, a partir das 20h, no Ginásio Municipal Cidade Jardim. O duelo de hoje é o último das equipes na primeira fase classificatória do estadual.

Vice-líder da competição, com quatro vitórias em sete jogos, as venceslauenses terão pela frente a equipe terceira colocada na tabela, com três vitórias, em sete jogos. Ou seja, o confronto será decisivo para a definição do segundo lugar desta fase e poderá apontar a equipe que segue com vantagem no mata-mata da etapa seguinte, contra aquela que obter a terceira colocação.

Em caso de vitória da equipe da região, o segundo lugar está garantido, uma vez que a pontuação do time também não poderá alcançar as líderes do Santo André Basketball, que já somaram seis vitórias e, por isso, asseguraram antecipadamente o topo da tabela.

Já as joseenses precisam vencer por uma vantagem acima de 17 pontos, pois, em caso de vitória das donas da casa e empate no número de pontos, o primeiro critério de desempate estabelecido pelo regulamento é o número de pontos ganhos entre os jogos realizados pelas equipes empatadas. Como na partida de ida do primeiro turno, em Venceslau, o time da região saiu vencedor por 80 a 64, as anfitriãs de hoje precisam vencer e tirar a diferença.

 

Mais cálculos

Quem ainda pode entrar nesta disputa e apimentar um pouco a mais os cálculos é a equipe de Catanduva (SP). As catanduvenses possuem até aqui três vitórias em sete jogos, assim como o time de São José. Com isso, em caso de vitória das joseenses hoje e a equipe de Catanduva vença o último jogo, a segunda colocação será decidida pela somatória de cestas prós e contras anotadas nos jogos dos dois turnos da primeira fase entre as três envolvidas, Catanduva, São José e Venceslau.

 

Para hoje

A equipe de Venceslau, treinada por Flávio Prado, encara seu segundo jogo consecutivo fora de casa. O time encara os cerca de 650 quilômetros até São José dos Campos, após ter realizado na rodada anterior o jogo fora de casa contra as líderes de Santo André, no último sábado, cerca de 600 quilômetros de casa, onde as venceslauenses foram vencidas pelo placar de 86 a 42.

Por isso, a equipe tem pela frente, além da busca pela manutenção da vice-liderança, o desafio de vencer o cansaço da maratona de viagens e ainda melhorar o desempenho apresentado na última rodada. “Como conversamos após o jogo, sabemos que perder lá é normal, o que precisamos rever é o desempenho em quadra e isso precisamos corrigir o mais rápido”, destaca o treinador.

Com pouco tempo para tais ajustes, Flávio Prado explica que aproveitou bem os dias de treinos, até a manhã de ontem, quando a equipe viajou para São José dos Campos. “Foi um tempo proveitoso. Além de alguns pontos técnicos, colocamos também a necessidade de jogarmos hoje com muita tranquilidade, tentando impor nosso jogo”, diz. Para a partida de hoje à noite, Flávio Prado tem duas dúvidas. Karen, que desde às vésperas do último jogo busca se recuperar de uma lesão, e Clarissa Carneiro, que durante a semana sentiu dores nas costas e, por isso, passa por trabalho de fisioterapia.

Publicidade

Veja também