A Prefeitura de Presidente Venceslau confirmou o primeiro caso da variante da Covid-19 conhecida por P1. Segundo a municipalidade, trata-se de uma mulher de 45 anos que testou positivo no mês passado e que agora já não se encontra mais em período de isolamento e é considerada como curada para a doença.
Na região, Dracena já confirmou nove casos da variante, que é mais contagiosa, e Presidente Prudente aguarda a liberação de resultados que foram enviados para São Paulo e que deverão apontar se o município também já conta, oficialmente, com a presença de variantes.
De acordo com a prefeita de Presidente Venceslau, Barbara Vilches (PV) , a confirmação do primeiro caso da variante foi informado para a administração pública na noite de terça-feira, o que fez com que a cidade convocasse uma reunião para esta quinta-feira junto ao comitê responsável por acompanhar a pandemia na cidade.
“Sabemos que a questão agora é de saúde pública, bem como econômica, então vamos estudar medidas cautelosas e para não causar pânicos nos munícipes”.
Vale lembrar que, conforme noticiado por este diário, a Prefeitura de Presidente Prudente confirmou para este diário que a Vigilância Epidemiológica Municipal encaminhou via Instituto Adolfo Lutz, para São Paulo, amostras que deverão apontar se o município já conta com a presença de variantes da Covid-19.
Mesmo sem detalhes de quantas amostras foram coletadas ou de quantos casos podem entrar nessa espécie de “suspeita” para a nova cepa, a administração garantiu estar em alerta para a situação, visto que o oeste paulista já conta com a presença da variante P1.
Recentemente, Dracena foi a primeira cidade da região a confirmar a existência da variante conhecida por P1 em pelo menos nove de 10 amostras coletadas na cidade, o que fez com que toda a região de Presidente Prudente voltasse os olhos para entender, na prática, o que isso significa.
De maneira geral, o infectologista André Pirajá alerta que esta é uma variante mais transmissível, o que requer ainda mais cuidados.
SAIBA MAIS
Região de Prudente registra mais 35 mortes por Covid-19
Vacinas contra a Covid-19: Ciop busca 1 milhão de doses à região