A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), iniciou nesta quinta-feira o primeiro IB (Índice Breteau) de 2024, com o objetivo de monitorar a proliferação do mosquito da dengue na cidade. Em 2023, município registrou 36.197 casos positivos de dengue e 24 óbitos em função da doença.
Conforme informações da VEM, para efetuar o levantamento do IB, serão vistoriados 3.760 imóveis nas sete áreas da cidade, definidos por sorteio, durante aproximadamente um mês. Neste período, as equipes visitarão uma média de 400 a 600 residências por área. Em cada residência, os recipientes serão analisados para calcular o IB e o IIP (Índice de Infestação Predial).
A supervisora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertacco, explica que, nesta primeira etapa, a equipe tem um mês para concluir a parte de campo e, em seguida, digitalizar os dados que serão divulgados à imprensa e a toda a comunidade. Para efetivar o trabalho, os moradores devem permitir a entrada do agente nas residências.
O IB é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya.