A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) orienta os prudentinos a manterem sua carteira de vacinação atualizada, especialmente para os que vão viajar neste período de fim de ano e nas férias. O horário de funcionamento das unidades básicas de saúde é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e não é necessário fazer agendamento para receber as doses de forma gratuita.

Estado alerta sobre importância da vacina contra febre amarela
"A população deve aproveitar esse período ocioso de férias para se dirigir à unidade de saúde próxima de sua casa e atualizar as vacinas necessárias conforme sua faixa etária, levando a caderneta. Todas são importantes e não podem deixar de ser administradas", afirma Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da VEM.
Febre amarela
A Secretaria de Estado de Saúde, por sua vez, está orientando os paulistas a se atentarem para a vacina contra a febre amarela, doença infecciosa viral aguda transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. No entanto, a VEM esclarece que Presidente Prudente já é considerada área de risco da doença, o que torna ainda mais necessário que a vacina esteja em dia.
Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos e diminuição da urina. Nas áreas silvestres de algumas regiões e Estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul, o risco de contágio é maior. Por isso a prevenção é fundamental para evitar a doença. Alguns países também exigem um certificado internacional obrigatório de imunização contra a febre amarela para permitir a entrada de turistas.
A vacina é indicada a partir dos nove meses de idade e o ideal é que seja tomada até dez dias antes da viagem. O produto é contraindicado para crianças menores de seis meses, pessoas em tratamento para câncer, HIV e gestantes, com exceção se houver alto risco de exposição.