A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), iniciou nesta terça-feira o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, conhecido popularmente como LIRAa, em 4.205 imóveis da cidade. Dados atualizados pela Vigilância nesta terça-feira apontam 910 casos positivos de dengue, sendo 898 autóctones e 12 importados. Neste ano, também foi confirmado um óbito.
O LIRAa, que acontece durante o mês de outubro, será realizado para identificar o percentual de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, em Prudente, os 4.205 imóveis a serem vistoriados estão divididos em sete áreas: 600 na área 1, que incluem bairros da zona sul, como Ana Jacinta, Nova Prudente, Damha, Vale do Sol, entre outros; e 601 entre as áreas A2 e A3, onde estão localizados bairros da zona oeste e centro-sul, como Cohab, Monte Alto, Santa Paula, Jardim das Rosas, Vila Formosa, Vila Industrial, entre outros.
Nas áreas 4, 5 e 6, serão vistoriados mais 600 imóveis. Nesses três setores, estão a zona leste, centro-norte e noroeste, com visitas em bairros como Vila Furquim, Vila Marcondes, Jardim Brasília, Estoril, Jardim Aviação, Vila Maristela, Maré Mansa, Novo Bongiovani, Eldorado, entre outros.
Os últimos 603 imóveis serão vistoriados na área 7, que concentram bairros da zona norte, como Humberto Salvador, João Domingos Netto, Morada do Sol, Jardim Guanabara, entre outros.
Ainda de acordo com a supervisora da VEM, os trabalhos de campo serão executados nos próximos 15 dias e o resultado deve ser concluído até o fim do mês de outubro.