VEM inicia levantamento da infestação do mosquito da dengue em 4,2 mil imóveis de Prudente

Trabalhos terão início nesta segunda-feira, quando agentes analisarão recipientes que possam acumular água em endereços das sete áreas da cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/06/2024
Horário 17:31
Foto: Arquivo/Secom
Agentes de endemias da VEM farão trabalho de campo durante 15 dias
Agentes de endemias da VEM farão trabalho de campo durante 15 dias

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), inicia nesta segunda-feira o terceiro levantamento do IB (Índice Breteau) e IIP (Índice Predial) de 2024. O IB é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, para efetuar o terceiro levantamento do IB de 2024, a previsão é de que sejam visitados 4,2 mil imóveis, distribuídos entre as sete áreas da cidade e selecionados via sorteio, aproximadamente 600 imóveis por área.

Elaine explica que, em cada residência, mais de 40 recipientes serão analisados, como vasos de plantas, recipientes para alimentação e água de animais, garrafas, pneus velhos, entre outros.

Os agentes de endemias da VEM permanecerão no trabalho de campo pelos próximos 15 dias, aproximadamente. "É indispensável que os munícipes colaborem com o levantamento, permitindo a entrada dos profissionais, que estarão sempre identificados com uniformes", aponta a Prefeitura.

Resultados anteriores

Em maio, a Prefeitura divulgou os resultados do segundo levantamento do ano, que apontavam que a cidade estava em situação de alerta para a doença, com IIP de 3,9. Isso significava que, a cada 100 casas visitadas, 3,9 apresentaram focos do Aedes aegypti. Conforme o Ministério da Saúde, IIP até 3,9 é considerado alerta e a partir de 4,0 representa risco de surto. Dessa forma, Prudente estava no limite entre os dois cenários.

Em janeiro, quando foi realizado o primeiro monitoramento, o IIP era de 3,4. Já o IB, em maio, ficou em 4,4.

Publicidade

Veja também