A velocista Jerusa dos Santos Geber, que treina em Presidente Prudente sob o comando do técnico Inaldo Sena, é uma das 97 mulheres que integram o Time Brasil (que conta com 278 atletas), que vai disputar os Jogos Paralímpicos, do Rio de Janeiro, entre 7 e 18 de setembro. Ela está em Londres, onde encara, neste fim de semana, a final do Grand Prix de Atletismo, nos 100 e 200 metros.

Focada nos Jogos Paralímpicos, dupla disputa prova em Londres neste fim de semana
Inaldo conta que antes das Paralimpíadas de Pequim na China, em 2008, iniciou os trabalhos com a atleta, que já na competição conquistou o bronze nos 200 m. Desde então, sua evolução tem sido significativa. Inserida na categoria T11 (deficiência visual total), Jerusa acumula ainda duas pratas em Londres na Inglaterra, no evento de 2012: nos 100 e 200 m.
Para este ano, de acordo com Inaldo, o plano é ousado. "A parte mais difícil já foi. A primeira conquista dela foi a convocação. Agora é manter a tranquilidade, concentrar nos treinamentos e tomar cuidado, para bater o recorde mundial e tentar o ouro. Ela tem uma grande possibilidade de ser campeã dentro de casa, mas com isso é necessário controlar também a ansiedade", detalha o comandante.
O guia
Atletas que competem pela classe T11 necessitam correr com o atleta-guia. Desde o início do ano, Jerusa tem como parceiro de treinos e campeonatos Guilherme Santana, ex-guia da brasileira Terezinha Guilhermina. Ao longo de mais de cinco anos na carreira e no circuito paralímpico, Guilherme já subiu 17 vezes ao pódio, sendo 13 no ponto mais alto e outras quatro pratas.