No próximo domingo, 6 de outubro, quando ocorrerá a eleição municipal em Presidente Prudente, parte dos trabalhadores da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) estará a postos para garantir a limpeza das seções eleitorais. Entretanto, conforme indica a companhia, a coleta de lixo será retomada somente na segunda-feira, seguindo o cronograma regular de segunda a sábado.
Para atender às necessidades de varrição no dia das eleições, a Prudenco indica que “acionará uma equipe reduzida, já que parte dos varredores reside em outros municípios e também precisa exercer o direito ao voto. Apesar disso, todas as zonas eleitorais do município, incluindo escolas municipais, estaduais, colégios privados e instituições de ensino superior contarão com a presença de funcionários da varrição”.
A companhia estará presente nas 25 unidades escolares do município e também nas demais, que incluem escolas estaduais, colégios da rede privada e instituições de ensino superior. O diretor-presidente da Prudenco, Guilherme Rutka, explica que o plantão de varrição terá foco em manter o ambiente limpo durante todo o período de votação, de modo a garantir um espaço agradável e seguro para os eleitores.
A Prudenco reconhece que há um aumento significativo de lixo nas ruas em dias de eleição, especialmente nas proximidades das seções eleitorais, devido ao descarte de “santinhos” e panfletos eleitorais.
Diante deste cenário, a companhia reforça a importância do descarte correto desses materiais. “Os santinhos e panfletos contribuem para a poluição das ruas e do solo quando jogados na via pública. O papel pode ser reciclado, promovendo a economia circular e reduzindo o desperdício. É um ato de responsabilidade coletiva que também serve de exemplo para práticas mais sustentáveis”, pontua a Prudenco ao enfatizar que, além de evitar a poluição, o descarte inadequado pode prejudicar o meio ambiente, levando tempo para a decomposição do material e poluindo áreas urbanas.