Varejo na região pode perder R$ 282,2 milhões devido a feriados nacionais e pontes

Fecomércio aponta que montante é 0,7% menor do que estimado para o ano passado, pois boa parte das datas em 2025 também coincidirá com fins de semana

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/02/2025
Horário 17:40
Foto: Agência Brasil
Lojas de vestuário, tecidos e calçados podem registrar maior queda nesse montante
Lojas de vestuário, tecidos e calçados podem registrar maior queda nesse montante

Os feriados nacionais e pontes de 2025 podem ocasionar, ao varejo na região de Presidente Prudente, uma perda de faturamento de R$ 282,2 milhões — montante 0,7% menor do que o estimado para 2024. Em números absolutos, esse porcentual representa uma redução de R$ 2,1 milhões das perdas. A estimativa é da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Assim como ocorreu em 2024, boa parte dos feriados deste ano coincidirá com o fim de semana e isso explica, em parte, essa variação tímida no montante de perdas. Contudo, haverá mais pontes: cinco, contra duas no ano passado.

Dentre as cinco atividades analisadas, a projeção é de que três registrem redução nas perdas de faturamento, em decorrência dos feriados, em relação ao ano passado (veja tabela). O grupo outras atividades deve deixar de faturar R$ 88,3 milhões, queda de 5% em comparação ao ano passado. Por ser o segmento com o segundo maior faturamento — e por concentrar 31,3% do total de perdas do setor —, essa previsão acabou influenciando o resultado geral, mesmo com o maior número de pontes neste ano. Os supermercados, atividade de maior receita e que concentra 43,8% das perdas previstas, também devem exibir leve queda no montante em relação ao ano passado (-0,9%).

As lojas de vestuário, tecidos e calçados podem registrar a maior queda nesse montante (-7,5%), ao passar de R$ 13,6 milhões para R$ 12,6 milhões. Por outro lado, a expectativa é que as lojas de móveis e decoração apresentem a maior alta no montante de perdas (56,1%), alcançando R$ 10,4 milhões. Vale ressaltar, porém, que por ser a atividade de menor faturamento, é comum grandes variações de um ano para o outro. Por fim, as farmácias e perfumarias devem deixar de faturar R$ 47,4 milhões em 2025, um aumento de 1,9%. 

Entenda o estudo

O estudo da Fecomércio-SP tem por objetivo mensurar uma possível redução de movimento no comércio varejista, considerando um desempenho médio sem observar características sazonais e regionais. Os cálculos, feitos com base nos feriados nacionais, levam em conta uma perda parcial nas vendas no dia, e não a totalidade. 

O propósito do estudo não é calcular a transferência de renda. "É evidente que durante feriados e pontes as famílias gastam mais com atividades do setor de Serviços, como transporte, bares e restaurantes. Isto é, se de alguma forma o comércio pode ser prejudicado, o turismo, por exemplo, ganha fôlego nesses períodos. Nesse sentido, os feriados são de extrema importância para esse setor e para algumas regiões do Estado, como o litoral", aponta a entidade.

Considerando que a expectativa da Fecomércio-SP é que o varejo da região de Presidente Prudente tenha faturado R$ 18,3 bilhões em 2024, uma perda de R$ 282,2 milhões, se confirmada, representaria apenas 1,5% da receita anual do setor. "Trata-se de uma perda relativamente pequena, mas não desprezível", avalia a Fecomércio.

Outro ponto importante é que foram levados em consideração apenas cinco segmentos, os mais sensíveis à compra por impulso. "São aqueles que sofrem pelo consumidor não passar numa loja naquele dia após o almoço ou fim do expediente e comprar alguma coisa para si ou para a casa", pontua a entidade.

O que fazer para amenizar a situação?

Na avaliação da federação, diante do calendário previsto, as empresas que normalmente lidam com redução no fluxo de consumidores nos feriados — ou que precisam fechar os estabelecimentos na ocasião — devem definir estratégias para conseguir faturar a meta do mês em outros dias. 

Uma opção é atrelar a venda a um benefício nos serviços. Isso significa fazer parcerias para que o consumidor compre um produto e ganhe uma atração (cinema, parque, restaurante etc.) no feriado. Também é recomendável explorar os canais digitais, já que as vendas online atingem consumidores de outras regiões, e oferecer descontos mais agressivos nos dias que antecedem as pausas. No entanto, não há uma regra e a estratégia adotada vai depender da dinâmica do negócio e do tipo do produto comercializado.

Estimativa das perdas de faturamento anual com feriados nacionais por atividade na região de Prudente - 2025

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