O Campeonato Mundial de Caratê será realizado entre os dias 25 e 30 de outubro, na cidade de Linz, na Áustria e a carateca Valéria Kumizaki será a representante prudentina na competição, que ocorre a cada dois anos, e é uma das mais importantes da categoria, junto com as Olimpíadas. "Estou animada com esse mundial, empolgada e quero muito ganhar uma medalha", conta a carateca, direto do país europeu, onde se prepara para um dos principais desafios de sua carreira.
"No ano passado, depois que eu fui campeã na
Premier League, em Okinawa, no Japão, conheci o dono do clube onde treina a Bettina Blank, que é uma das principais atletas da Áustria, disse que quase não tinha apoio no meu país, e eles me convidaram para vir treinar com ela quando eu estivesse na Europa e que eu poderia competir pelo clube deles", relata Valéria, destacando que as despesas com hospedagem, alimentação e de inscrições nos torneios a serem disputados também ficam por conta dos europeus.
Valéria Kumizaki será a representante prudentina na Áustria
"Foi uma ótima oportunidade fazer a mesma preparação que a Betina para o mundial, conhecendo e treinando com outras pessoas, de vários lugares do mundo e essa experiência conta muito para que eu chegue bem preparada para o mundial", destaca a prudentina.
Segundo lugar
No início de outubro, Valéria ficou com a segunda colocação na categoria até 55 kg, no Aberto da Croácia de Caratê, na cidade de Rijeka, que também serviu como preparação para a disputa no final do mês. "Foi um campeonato forte, com muita gente inscrita, de nível alto e lutei com as meninas que também vão estar no mundial", pontua.
A carateca lembra que havia disputado, no final de setembro, outra etapa da
Premier League, na Alemanha, mas não havia tido um resultado satisfatório. "Não lutei bem naquela vez, mas na Croácia eu me senti melhor e fiz o que realmente eu faço no treino", revela.
Apoio
Valéria lembra ainda do apoio fundamental da Agência de Turismo e Casa de Câmbio Koentur, de Prudente, que bancaram a viagem para a Europa. "Quero agradecer aos proprietários Sergio Miyasaki e Oswaldo Miyasaki pelo patrocínio", ressalta.