Na terça-feira foi realizado o último dia de competições dos Jogos Sul-Americanos 2018. Para fechar com chave de ouro a passagem do país pelo torneio, a carateca prudentina Valéria Kumizaki conquistou o único ouro do Brasil pelo caratê, na categoria kumitê -55 kg. Com o resultado, a lutadora garantiu também o terceiro lugar geral da modalidade. Passando pela venezuelana Barbara Perez, Kumizaki garantiu classificação para os Jogos Pan-Americanos de 2019, além de dar um pontapé importante para as Olímpiadas de 2020, em Tóquio, no Japão.
Feliz com a conquista, a prudentina comemorou sua quarta participação no Pan, que ocorrem em Lima, no Peru. “Estou muito feliz com a medalha de ouro, sempre achei que poderia conquistar, mas às vezes ocorrem alguns problemas. Em Lima será o meu quarto Pan, é uma sensação muito boa, cada vez eu sinto algo diferente”, destaca.
Segundo ela, a preparação já começou a se fortalecer em relação a classificação para os Jogos Olímpicos, que já terá inicio em setembro deste ano. “A gente não tem descanso e a prova é esta. Mal acabamos uma competição e já estamos de olho em outra que ocorre daqui dois anos”, explica.
Porta-bandeira
Além da conquista do ouro, outro momento marcou sua participação no evento esportivo. Logo na abertura, Kumizaki foi porta-bandeira da delegação brasileira pela primeira vez. “Significa muito para a modalidade, então fica ainda mais significativo para mim. Foi um dos momentos mais marcantes da minha trajetória no esporte”, afirma a carateca, que se encontra na terceira colocação do ranking mundial de sua modalidade.