Valéria Kumizaki fatura Prata no Mundial de Caratê
Representante de Prudente foi derrotada pela francesa Emilie Thouy, na final da categoria até 55 kg,, em disputa na Áustria
"Eu só tenho a agradecer a Deus, a Nossa Senhora Aparecida, a minha família, ao meu professor que sempre acreditou em mim e a todos que rezaram e torceram, não foi nada fácil chegar até aqui, e só minha família sabe o que passei. Mas valeu cada lágrima, saudade, cada centavo investido nesse sonho". Este foi o relato publicado pela carateca prudentina nas redes sociais, pouco depois de conquistar a medalha de prata, pela categoria até 55 kg (quilos), no Campeonato Mundial de Caratê, que terminou no domingo, na cidade de Linz, na Áustria.
Carateca prudentina (à esquerda), com a medalha e a treinadora Lucélia Ribeiro Brose
"Sim, estou muito feliz por essa prata", completa Valéria, satisfeita com o resultado, que só não foi melhor, pois ela acabou derrotada pela francesa Emilie Thouy na disputa pelo ouro. Para chegar até a final, a atleta venceu cinco lutas e atribui o bom resultado ao treinamento realizado no país onde a competição foi disputada.
"Estou muito agradecida pela oportunidade de treinar com vocês do Club Budokan", disse Valéria, também por meio das redes sociais, lembrando que irá "sentir saudades" de toda a equipe que a apoiou durante a preparação realizada em Linz, especialmente a carateca Bettina Blank, com quem treinou e que é uma das principais atletas da Áustria. Ela destaca ainda a ajuda da treinadora Lucélia Ribeiro Brose, da Seleção Brasileira de Caratê.
Completando o pódio, na categoria até 55 kg, Tzu-Yun Wen, de Taiwan e Sara Yamada, do Japão, dividiram a medalha de bronze.