Em mais uma fase da Premier League - Caratê - 1, o Circuito Mundial da modalidade, Valéria Kumizaki conquistou a medalha de bronze lutando pela modalidade kumitê (combate), na categoria -55kg. Representando as cores do Brasil em Salzburg, na Áustria, a carateca prudentina segue entre as três melhores do mundo e é um dos maiores nomes da modalidade no país. Mas um imprevisto poderia ter custado a passagem dela pela etapa, já que ela teve sua mala extraviada e não pôde fazer uso do seu kimono e seus protetores.
Valéria Kumizaki estreou no torneio já nas oitavas de final, em uma categoria com 115 competidoras. O primeiro duelo foi contra a turca Talya Pekmezoglu. Com bastante equilíbrio, a brasileira conseguiu a vitória por 1 a 0. Nas quartas, a carateca teve pela frente a italiana Lorena Busa e foi presa fácil para a adversária, perdendo por 5 a 0 e caindo para repescagem.
Valendo a sobrevida na disputa por medalhas, a brasileira pegou Caroline Alberg, da Dinamarca, e conseguiu vencer por diferença mínima de 3 a 2. Em seguida, enfrentou Gulmira Ussenova, do Uzbequistão, e levou a melhor por hantei (decisão por bandeirada). Da mesma forma, a brasileira superou Sara Yamada, do Japão. Valendo a medalha, Amy Connell, da Escócia, foi a adversária da prudentina, que se impôs e conseguiu um placar de 5 a 0.
Para a atleta, o gosto de medalha foi especial. “Tenho um carinho especial pela Áustria, onde morei por um ano, e fui vice-campeã mundial lá”, conta. Mesmo se sentindo em casa, Valéria Kumizaki sentiu dificuldade durante as lutas. “As lutas foram bem difíceis, perdi a segunda luta pra italiana e depois ela me repescou. Tive que fazer quatro lutas seguidas até a medalha de bronze”.
Sobre o imprevisto com sua mala e seus pertences, a lutadora contou com a ajuda de um amigo, o lutador Gabriel Pereira, que também estava presente na competição. “Lutei com o kimono e protetores de um amigo, tudo grande. Graças a Deus peguei o bronze”, afirma. Segundo a lutadora, sua mala ainda não foi devolvida para ela, que está na Turquia no momento, onde vai competir novamente no domingo.