Vacinação contra poliomielite nas escolas de Prudente alcança 1.743 crianças

Prefeitura levou imunização para dentro das unidades com objetivo de ampliar cobertura vacinal, que no momento se encontra em 38,7%, sendo que meta é superar 90%

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/06/2024
Horário 17:01
Foto: Mariana Padovan/Secom
Estratégia levou vacinação contra paralisia infantil para dentro das escolas de Prudente
Estratégia levou vacinação contra paralisia infantil para dentro das escolas de Prudente

A vacinação contra a poliomielite nas escolas de Presidente Prudente terminou na tarde desta terça-feira com a conclusão das duas últimas unidades escolares das 30 selecionadas. Os dados da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) mostram que a campanha nas escolas garantiu a imunização de 1.743 crianças contra a paralisia infantil. A ação foi idealizada pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a Seduc (Secretaria Municipal de Educação).

No âmbito geral, foram aplicadas em Prudente 3.969 doses até a atualização desta quarta-feira. O número corresponde a 38,7% de um público estimado em 10.255 crianças.

Conforme o titular da Sesau, Breno Erbella Casari, que acompanhou a vacinação nas unidades, essa foi mais uma estratégia adotada pelo município para alcançar o maior número de crianças imunizadas contra a poliomielite.

“Nossa intenção é atingir índices acima dos 90% de imunização contra a pólio, doença que precisa se manter erradicada no país, principalmente considerando a baixa procura que a gente vem vivenciando nos últimos anos”, expõe. 

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo PVS (poliovírus selvagem) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

Atendimento nos postos

Presidente Prudente conta com 28 salas de vacinação, todas disponíveis para atender o público-alvo da campanha, que são crianças de 1 a 4 anos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, a sala de vacina da ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.

Os munícipes devem comparecer a uma das unidades munidos de documento pessoal, RG e CPF.

Fase de transição

A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da VOP (vacina oral poliomielite) para apenas um reforço com a VIP (vacina inativada poliomielite). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP ainda em 2024, a partir do segundo semestre.

Esclareça dúvidas

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link www.vacina100duvidas.sp.gov.br.

Publicidade

Veja também