Depois de três semanas de campanha, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) divulgou ontem o primeiro balanço da Vacinação Contra a Raiva em Presidente Prudente. De um total de 46.451 animais, entre cães e gatos, o órgão contabilizou que 26.395 já foram imunizados desde o início da campanha, em 22 de agosto. Número que corresponde a 56,8% do montante. Até o final da vacinação, que vai até dia 24 de setembro, o órgão planeja imunizar 80% dos cães e gatos da cidade, com idade a partir dos seis meses.
Até o final da vacinação, em 24 de setembro, o órgão planeja imunizar 80% dos animais
De acordo com o médico veterinário responsável pelo CCZ, Célio Nereu Soares, os números apresentados neste balanço podem ser considerados bons e demonstram que o município deve atingir a meta de imunizar 80% dos animais, que significa uma esfera de 33.284 cães e 3.878 gatos, ou 37.162 animais de ambas as espécies. "A população tem levado seus animais às clínicas particulares e à campanha, então, os primeiros números estão dentro do esperado. A meta está sendo atingida. Estamos otimistas e acreditamos que iremos alcançar o objetivo", relata o veterinário.
O balanço parcial divulgado pelo CCZ corresponde ao número de animais vacinados entre 22 de agosto e a tarde de ontem, tanto em clínicas particulares como nos postos da campanha. Segundo o órgão, dos 26.395 imunizados, 13.557 passaram pelas clínicas particulares, enquanto que 12.838 foram imunizados nos postos de vacinação do CCZ.
Cães e gatos
O maior índice de imunizados após as três primeiras semanas da campanha está entre os felinos. Conforme Célio Nereu, 65,4% dos gatos da cidade já foram vacinados. Percentual que representa 3.172, em uma esfera de 4.847 indivíduos. Deste total, 2.024 tomaram a vacina em clínicas, ao passo que 1.148 passaram pela campanha. A meta de imunização entre os gatos é de 3.878 animais.
Entre os cães, o percentual de vacinados atingiu 55,8%, que significa uma quantia de 23.223, em um contexto de 41.604 animais. De acordo com o médico veterinário, a meta entre os caninos é vacinar 33.284 cachorros, e, até agora, 11.533 foram imunizados nas clínicas particulares e 11.690 nos postos de vacinação da campanha.
Coleta de sangue
A dose é destinada somente a cães e gatos a partir dos seis meses de idade. No entanto, o CCZ orienta que aqueles animais que tenham alguma doença deixem de ser imunizados, pelo menos até o término do tratamento, assim como as fêmeas prenhas. Em paralelo à campanha de vacinação, o CCZ está promovendo também a verificação e a aplicação dos chips nos animais para controle da LVC (leishmaniose visceral canina). Além disso, também está coletando sangue para amostragem, a fim de verificar a real situação da doença no município. Desde o início, segundo o órgão, 3.071 cães foram chipados e 4.498 amostras de sangue foram coletadas para exame.
SAIBA MAIS
O CCZ orienta que o condutor que levará o animal ao posto de vacinação seja maior de idade, para que o mesmo possa passar as informações corretas do animal, bem como contê-lo. Os cães deverão ser conduzidos em guia, com coleira e focinheira, nos casos dos cães bravos. Por sua vez, os gatos deverão ser levados em caixa de transporte ou também em guia. Ainda é necessário levar a carteirinha de vacinação dos animais e escolher os melhores horários, para evitar filas.
SERVIÇO
A Campanha 2016 de Vacinação Contra a Raiva ocorre segue até dia 24 de setembro em Prudente. Neste período, o CCZ percorrerá diversos bairros da cidade, em 75 postos diferentes. Na segunda-feira, os postos de vacinação serão instalados no Residencial Maré Mansa, na academia da terceira idade, assim como no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na praça do distrito policial. Para mais informações, entrar em contato com o CCZ, pelos telefones 3905-4220 e 3905-2156.