A terceira dose da vacina contra a Covid-19, também chamada de dose de reforço, chegou a 7.118 munícipes na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, formada por 53 cidades. A informação, atualizada às 9h da manhã deste sábado, foi levantada pela reportagem junto ao sistema Vacivida, plataforma administrada pelo governo estadual.
A dose em questão começou a ser aplicada neste mês no Estado de São Paulo e busca conferir maior proteção à população mais vulnerável a variantes mais contagiosas do novo coronavírus, como a delta. Isso porque, segundo o governo estadual, estudos apontam que, após seis meses, há uma possível queda de proteção pela vacina, situação que se aplica a todos os imunizantes.
No momento, a vacinação com a terceira dose contempla idosos com mais de 60 anos e pessoas imunossuprimidas.
Em relação ao balanço geral da imunização, a plataforma Vacivida aponta que 1.221.933 doses foram administradas na região de Presidente Prudente. Deste total, 710.056 correspondem à primeira, 485.326 à segunda, 7.118 à terceira e 19.433 à dose única.
Os dados por município podem ser consultados na tabela que acompanha este texto. Nela, estão discriminados a quantidade de aplicações da primeira e segunda doses, que se referem aos imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, bem como o total de administrações da dose única, por meio da vacina da Janssen.
O Vacinômetro é alimentado diariamente com as informações do Vacivida, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a Covid-19. As informações disponíveis por município são preliminares e estão sujeitas a avaliação, uma vez que as bases estão sendo constantemente avaliadas e consolidadas.
Os interessados em acompanhar o número de imunizados em suas respectivas cidades podem consultá-lo no link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro. É válido ressaltar que os 53 municípios da 10ª RA estão distribuídos entre os GVEs (Grupos de Vigilância Epidemiológica) de Marília, Prudente e Presidente Venceslau.
Doses aplicadas por município na 10ª Região Administrativa
Fonte: Vacivida/Governo do Estado de São Paulo