Com a morte do vereador Natanael Gonzaga dos Santos, em nota oficial da Câmara Municipal, a informação é de que a secretaria da casa está cuidando dos atos administrativos, incluindo a declaração de extinção de mandato: vacância do cargo.
SESSÃO ORDINÁRIA
O trâmite legal finalizará com a leitura do documento de extinção do mandato, a ser feira na próxima sessão ordinária. O que só acontecerá após o dia 10 de maio, já que as sessões estão suspensas por conta da Covid-19.
PARA O JURÍDICO
A mesma nota diz que a procuradoria jurídica da edilidade irá analisar o caso sobre a suplência e, se for necessário, expedirá consulta ao Juízo Eleitoral. O que fará juntamente com a mesa diretora da Câmara.
HÁ UM IMBRÓGLIO
Em consultas com entendidos sobre a legislação eleitoral, o Plantão apurou que a sucessão na cadeira deixada pelo Natanael, que era do PSDB, poderá implicar num estado de grande confusão.
PRIMEIRO SUPLENTE
A princípio, a vacância é suprimida pelo primeiro suplente do partido. Seria Wellington Bozo, mas ocorre que ele trocou o PSDB pelo MDB. Não se pode afirmar que essa troca inviabilizará que venha a ser o sucessor até 31 de dezembro.
CASO ANTERIOR
Quando Adilson Silgueiro foi cassado, quem assumiu a cadeira foi Marcelo Trovani, ambos eleitos pelo PMDB. Mas ocorre que Trovani já estava no PHS e depois ainda ingressou no PSB, mas ao renunciar a vaga ficou com Aderson Silva, do PSB.
SEGUNDO SUPLENTE
Bozo teve 1.115 votos (1,02% dos votos válidos), ficando como primeiro suplente do PSDB; Miguel Francisco o segundo, com 737 votos (0,65%) e Wladimir Cruz o terceiro, com 598 votos (0,55%). Francisco foi para o PSB e Cruz permanece no PSDB.
VIABILIDADE TUCANA
O que parece líquido e certo pro PSDB, na verdade pode não ser assim. Tem a possibilidade de outro problema: o número de votos auferidos por Cruz e o percentual alcançado poderão provocar o recálculo dos votos em relação ao quociente eleitoral.
NOVOS CÁLCULOS
Se houver novos cálculos, o indício é de que PSB poderá aumentar sua bancada na Câmara, de três para quatro vereadores. Aí entrará Aristeu Penalva, que obteve 1.085 votos (0,99%) e ficou como segundo suplente, já que o primeiro foi Anderson Silva
JÁ ESTIVERAM LÁ
Bozo já ocupou o cargo de vereador como suplente de Izaque Silva e Rogério Galindo, quando trocaram a Câmara Municipal, respectivamente, pela Câmara dos Deputados e pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais.
TAMBÉM ESTEVE LÁ
Wladimir Cruz foi vereador na 14ª legislatura, de 2005 a 2008, inclusive foi presidente da Câmara e vice-presidente na gestão de Ed Thomas, atualmente deputado estadual em seu quarto mandato, pelo PSB.
MENOS TRAUMÁTICA
A sucessão de Natanel é inevitável, mas passa por ampla discussão, a qual se torna menos traumática por conta da quarentena, já que levará um tempo para ser feita e não neste momento de luto pela morte do vereador.