Usina trituradora de resíduos da construção civil começa a funcionar em Prudente

Massa gerada pelo processamento do entulho será utilizada pela administração municipal na recuperação de estradas rurais

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/04/2022
Horário 13:54
Foto: Marcos Sanches/Secom
Maquinário também será utilizado, em esquema de revezamento, por municípios consorciados ao Ciop
Maquinário também será utilizado, em esquema de revezamento, por municípios consorciados ao Ciop

A Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) de Presidente Prudente, após realizar as manutenções necessárias nos equipamentos que estavam parados desde 2019, iniciou em caráter de testes o funcionamento da Usina de Beneficiamento de RCCs (resíduos da construção civil) para processamento dos entulhos e posterior destinação para recuperação de estradas rurais.

A princípio, o equipamento fará o processamento dos entulhos recolhidos nos Ecopontos, onde cada cidadão pode descartar até 1 m³ (uma porção pequena) de resíduos. Os Ecopontos estão localizados no Jardim Sabará, no Jardim Cambuci e no Residencial Bongiovani.

Já a usina fica ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com acesso pela Rodovia Júlio Budisk, km 7. No local, foram investidos R$ 584.592,82, provenientes do FID (Fundo Municipal de Defesa dos Interesses Difusos).

A massa gerada pela trituração do entulho será utilizada pela Prefeitura na recuperação de estradas rurais, por meio de parceria com a Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). De acordo com o titular da Semea, Fernando Luizari, a usina também será revezada entre os municípios consorciados ao Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista). “A máquina permanecerá um tempo aqui em Prudente e, em seguida, iniciará a circulação entre as demais cidades, num revezamento periódico”, explica.

Publicidade

Veja também