A partir desta quinta-feira, a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Ana Jacinta volta a atender pacientes de todas as patologias, assim como já havia acontecido com a UPA da Zona Norte. Desde 16 de abril, a unidade estava com serviços exclusivos a casos de sintomas respiratórios. Os munícipes que necessitarem de atendimento de urgência e emergência podem se dirigir a qualquer um dos dois postos.
De acordo com o secretário-adjunto da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marco Aurélio Lúcio, a retomada dos atendimentos gerais se deve à redução significativa no número de pacientes acometidos pela Covid-19. “A queda tem acontecido em Prudente em todo o DRS-11 [Departamento Regional de Saúde], o que motivou a retomada de todos os atendimentos”, explica.
Hoje, há dois pacientes diagnosticados com a doença aguardando transferência via sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), nenhum intubado. Esse número já chegou a 83, com até 19 intubados, em meados de abril, no auge da segunda onda.
Por enquanto, o Pronto-Atendimento do Jardim Santana continua com atendimento 24 horas aos casos não-Covid. O Cohabão também permanece como suporte respiratório. Essas medidas serão avaliadas posteriormente pela equipe da Sesau, conforme a evolução dos casos.