Unoeste forma 1ª turma de Medicina no campus Guarujá

Marco celebra a evolução do campus, que começou em área anexa ao Hospital Santo Amaro em 2019

Geral - DA REDAÇÃO

Data 15/12/2024
Horário 04:05
Foto: Ector Gervasoni
Todos os formandos da 1ª turma de Medicina da Unoeste Guarujá
Todos os formandos da 1ª turma de Medicina da Unoeste Guarujá

Uma noite histórica marcou a trajetória da Unoeste no litoral paulista. Na noite dessa quarta-feira, 11 de dezembro, a primeira turma do curso da Faculdade de Medicina do campus Guarujá encerrou seu ciclo formativo em uma emocionante cerimônia de colação de grau. O momento simboliza o fechamento de um caminho iniciado em 17 de março de 2019, data do primeiro vestibular da universidade que foi realizado fora de sua sede, no Colégio Adélia.

Fotos: Ector Gervasoni

Auditório repleto de formandos, amigos, familiares e autoridades na colação de grau de Medicina


O curso começou suas atividades em uma área anexa ao Hospital Santo Amaro, com as aulas sendo realizadas nesse local até o primeiro semestre de 2021. Em agosto daquele ano, os alunos puderam desfrutar das instalações modernas do novo campus, inaugurado para oferecer uma estrutura de excelência ao ensino de Medicina.
Com uma tradição consolidada em diversas áreas do conhecimento, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) celebra, com essa colação de grau, não apenas a graduação dos 31 novos médicos, mas também um marco na história do campus Guarujá, que forma sua primeira turma.


Em sua fala de abertura, o pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste, destacou o simbolismo do momento. “Estando composta a mesa principal, sob as bênçãos de Deus, declaro aberta a presente sessão solene de colação de grau da primeira turma de Medicina da Unoeste – campus Guarujá, formandos de dezembro de 2024”.

 

O evento contou com a presença de amigos, familiares, professores e colaboradores da Unoeste. Entre os integrantes da mesa principal e ao lado do pró-reitor acadêmico, estiveram a gestora administrativa do campus de Guarujá, Rosineide Maria de Oliveira; a coordenadora do curso de Medicina, Samira Haddad; o coordenador administrativo do curso de Medicina, Geraldo Alécio. Além dos professores que foram nome de turma e patrono da turma, José Luiz Amuratti e Renan de Almeida, respectivamente.
Ainda na noite de colação de grau da 1ª turma de Medicina da Unoeste Guarujá, os professores Alan do Santos, Giullianna Forte, Diego Garcia e Adriana Machado, além do funcionário Ricardo Pereira, receberam homenagens dos alunos formandos.


Momento da colação de grau realizado pelo pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste


Durante a cerimônia, a coordenadora Samira Haddad ressaltou a importância histórica da noite. “Em 2004 eu me formava médica e, hoje, 20 anos depois, visto uma beca novamente para formar a primeira turma da faculdade de Medicina de Guarujá, sou muito grata por esse momento”, disse a docente que complementou sua fala, “ser a primeira turma é mais do que uma honra, é também uma responsabilidade singular. Vocês desbravaram um território novo com coragem e compromisso de construir um legado”.

Histórias de superação
A cerimônia também destacou histórias inspiradoras, como a do bolsista Arthur Messias da Silva, beneficiado pelo Programa Mais Médicos. Seu pai, Claudio Luiz da Silva, emocionou-se ao agradecer à universidade. “Quero agradecer a esta instituição que deu ao meu filho a oportunidade de realizar seu sonho”.
Arthur ainda reforçou a importância da bolsa integral para sua trajetória.

“A Unoeste me deu a chance de me formar médico, e levaremos esse legado para as futuras gerações do Guarujá”.

Fotos: Ector Gervasoni

Mesa principal da Colação de Grau da 1ª Turma da Medicina Unoeste


Colação de Grau da primeira turma do curso de Medicina da Unoeste Guarujá

 


Juramento, um dos momentos mais simbólicos da colação de grau

 

Publicidade

Veja também