Com o tema “Diversão também faz parte do tratamento”, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em parceria com a Santa Casa de Presidente Prudente, realiza a campanha de arrecadação de brinquedos, uma iniciativa que busca tornar a experiência hospitalar mais acolhedora e lúdica para as crianças internadas na pediatria do hospital.
A campanha segue até o dia 31 de março e conta com dois pontos de coleta: no bloco B3 no campus 2 e na recepção central da Santa Casa.
De acordo com Bianca Manzini, coordenadora da equipe multiprofissional do hospital, o ato de brincar desempenha um papel importante no tratamento pediátrico. "Algumas crianças passam dias, semanas ou até meses internadas. Nosso trabalho é tornar esse período mais leve e divertido, aproximando o paciente de sua realidade fora do hospital e facilitando a adesão ao tratamento", explica.
Pela universidade, à frente da ação, está o professor doutor, Lucas Bondezan Álvares. O docente explica que a ação de arrecadação de brinquedos busca aprimorar o desenvolvimento de atividades lúdicas com as crianças hospitalizadas na Santa Casa. “Na pediatria do hospital, realizamos o estágio há alguns anos e utilizamos a brinquedoteca como recurso de atividades. O ‘brincar’ ajuda a criança no enfrentamento da hospitalização e a humanizar também o ambiente hospitalar”.
Por fim, o docente ressalta que o objetivo é dar continuidade com qualidade no trabalho de desenvolvimento de atividades lúdicas dentro do hospital.
SERVIÇO
A campanha segue até o dia 31 de março e conta com dois pontos de coleta, no bloco B3 no campus 2 e na recepção central da Santa Casa.