A leitura é uma importante ferramenta de aprendizado, inclusão social e cidadania e o que contribui com todos esses aspectos é se o leitor tiver acesso a importantes obras da literatura. A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente, ajuda crianças a mergulharem neste oceano de letras ao doar 169 mídias, sendo 89 de contos infantis e 80 de obras que compõem parte da coletânea "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século".
DVDs são produzidos por alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Os DVDs, com as histórias mostradas por meio de animações, são produzidos por alunos de informática da Unoeste e foram entregues sexta-feira, no campus I, para representantes das secretarias de Cultura e Educação de Presidente Prudente. Dentre os contos infantis estão clássicos como "A Dama e o Vagabundo", "A Tartaruga e a Lebre", "Dumbo" e "O Saci e o Curupira" e da literatura adulta há títulos de autores consagrados, como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Graciliano Ramos, João Ubaldo Ribeiro, Luis Fernando Veríssimo, Lygia Fagundes Telles e Machado de Assis.
É um ganho pedagógico muito grande ser presenteada com tanta bibliografia, afirma a secretária-adjunta municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini. Segundo ela, "já há um trabalho com relação à leitura nas escolas e esse material vem auxiliar ainda mais, pois é uma contribuição da universidade para a comunidade". Os professores da rede usam os livros para contar histórias, estimular a alfabetização e envolver as crianças em ações que têm na leitura o foco principal. As escolas ficarão com as obras infantis, enquanto "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século" serão armazenados no acervo da biblioteca municipal.
A elaboração dos DVDs integra o projeto de extensão "Informática e Literatura: Encontros e Diálogos", comandado desde 2003 pela Fipp/Unoeste. De acordo com a professora coordenadora da atividade extensiva, Dra. Édima de Souza Mattos, a razão da existência é, sobretudo, incentivar a leitura prazerosa. Ainda conforme a docente, as entidades que receberam as mídias poderão escolher dez para que a universidade faça uma versão delas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esta acessibilidade é uma característica do "Tecnologia e Literatura Infantil: Sinergia para Inclusão de Pessoa com Necessidade Especial (PNE)", que existe desde 2011, sendo braço da proposta principal.
O benefício dos projetos também fica com os acadêmicos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. "No momento em que colocam a animação no computador, têm que pesquisar sobre os programas possíveis de transformar a obra em uma metodologia muito importante para o ensino da literatura", conclui Mattos. Além dela, estiveram presentes na entrega dos DVDs o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, e os coordenadores de cursos, Emerson Silas Dória e Haroldo César Alessi.
Mérito nacional
O "Informática e Literatura" é reconhecido em todo o País, com a terceira colocação, pela categoria Educação, no Prêmio Cidadania Sem Fronteiras de 2009, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O "Tecnologia e Literatura Infantil" tem o mesmo prêmio, dessa vez em 2011, com a segunda colocação, pela categoria Tecnologia e Produção. Este último também é um projeto vencedor do 1º Prêmio Unoeste Solidária (2012), pela modalidade Atividade ou Serviço Prestado.