Universitários farão “mapeamento” de 700 famílias para ESF do Vida Nova Prudente

Estudantes da Unoeste passarão de casa em casa na manhã de domingo para reunir informações que possam colaborar com acompanhamento feito pelo posto de saúde

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/04/2025
Horário 16:53
Foto: Cedida/Prefeitura de Prudente
ESF Vida Nova Prudente foi inaugurada em setembro de 2024
ESF Vida Nova Prudente foi inaugurada em setembro de 2024

Mais de 100 alunos dos cursos na área de saúde da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) vão realizar um trabalho de mapeamento dos moradores atendidos pela ESF (Estratégia de Saúde da Família) do bairro Vida Nova Prudente (Pacaembu), na zona leste de Presidente Prudente, na manhã deste domingo. O objetivo é detalhar quem são e como vivem as cerca de 700 famílias do bairro, que somam cerca de 5 mil pessoas.

O trabalho é uma parceria da universidade com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A ação vai envolver estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição, que estarão devidamente identificados. 

Os estudantes passarão de casa em casa para conversar com as famílias e reunir informações que possam colaborar com o acompanhamento feito pelo modelo de atendimento da ESF. Esses dados serão usados para identificar as necessidades de saúde de uma população e planejar novas ações.

“Esse é um trabalho de territorialização. Essas famílias precisam estar cadastradas na unidade de saúde, que tem um funcionamento diferente em relação a uma Unidade Básica de Saúde. Quando a gente fala de ESF, esse cadastro é fundamental. É com base neste vínculo das famílias com a unidade de saúde que são planejados os atendimentos”, explica a coordenadora dos cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia, Larissa Sapucaia Ferreira Esteves.

Um trabalho necessário para a população, mas que também é indispensável na formação dos alunos. “No 1º termo de todos os cursos da saúde, a territorialização já é abordada. Nesse começo de curso, eles estudam justamente essa estratégia do Ministério da Saúde para vincular as famílias na ESF. Nos nossos cursos, nós já formamos profissionais que possam atuar nesse modelo de atendimento”, explica a coordenadora.

Caso faltem famílias a serem cadastradas, a ação pode voltar a ser realizada no domingo seguinte.

A ESF Vida Nova Prudente foi inaugurada em setembro de 2024. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, a construção do imóvel foi executada pela Pacaembu Construtora, como contrapartida exigida pela administração municipal, enquanto todo o mobiliário, servidores e a operacionalização do serviço ficaram a cargo da Secretaria Municipal de Saúde.

O prédio abriga equipes de saúde da família, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde da família, além de outros profissionais e equipes de apoio. 

Diferença entre UBS e ESF

Enquanto nas Unidades Básicas de Saúde, ou UBSs, os pacientes geralmente buscam atendimento quando já estão com alguma complicação de saúde, nas Estratégias de Saúde da Família é feito o acompanhamento das famílias para manter a saúde dos integrantes, prevenir doenças e promover a reabilitação. Tudo isso por meio de equipes multidisciplinares, em um cuidado integrado e contínuo.

Segundo o Ministério da Saúde, esse modelo tem “foco na atenção primária [conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde] e no cuidado contínuo e integrado, abrangendo todas as categorias de saúde”.

Publicidade

Veja também