Universitários arrecadam 15 mil amostras de medicamentos para farmácia comunitária

Itens foram destinados para espaço que atende gratuitamente pessoas carentes da região; iniciativa ocorreu por meio do trote solidário promovido pela Unoeste

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/02/2025
Horário 17:41
Foto: João Paulo Barbosa
Arrecadação inclui analgésicos, antibióticos e corticoides
Arrecadação inclui analgésicos, antibióticos e corticoides

Calouros da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), juntamente com integrantes do Diretório Acadêmico Doutor José Hamilton do Amaral, realizaram na tarde dessa quarta-feira a entrega de medicamentos arrecadados durante o tradicional trote solidário. Nesta edição, os estudantes conseguiram obter mais de 15 mil amostras gratuitas de medicamentos, incluindo analgésicos, antibióticos e corticoides. Os itens foram destinados à Farmácia Comunitária, que funciona no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” e atende gratuitamente pessoas carentes de Presidente Prudente e região. O projeto é mantido por doações e tem um papel essencial no acesso a tratamentos de saúde para quem mais precisa.

Os alunos participaram ativamente da mobilização, não apenas arrecadando os medicamentos, mas também ajudando no carregamento do caminhão com os donativos. Para Matheus Redel, aluno do 1º termo, a experiência foi enriquecedora. “É uma ação muito importante para toda a sociedade e é bem bacana porque a turma se reuniu para acumular bastante medicamento. Graças a Deus, deu certo e conseguimos. Foi algo acolhedor para a gente”, compartilhou.

Já para Maria Eduarda Aguiz de Lima, a iniciativa teve um significado especial. “Foi muito gratificante, porque nem todas as pessoas têm condições de comprar medicamentos, que são essenciais para os tratamentos. Então, é uma ideia superlegal e extremamente válida, que com certeza vai ajudar muitas pessoas”, ressaltou.

Na organização do trote solidário, a presidente do diretório acadêmico, Isadora Antunes Creste, aluna do 6º termo, reforçou a importância da mobilização. “É uma ação muito relevante tanto para a faculdade quanto para a comunidade. Isso ajuda os alunos a desenvolverem empatia pelos pacientes, que muitas vezes não têm condições de comprar remédios e podem acabar sem um tratamento adequado. Essa mobilização permite que a comunidade tenha acesso a esses medicamentos essenciais”, pontuou.

Trote violento é proibido

A Unoeste reforça que não permite qualquer tipo de trote violento dentro ou fora dos campi. A instituição apoia exclusivamente o trote solidário, promovendo ações que contribuem positivamente para a sociedade. Alunos e membros da comunidade acadêmica podem acessar informações sobre o tema por meio de um site específico disponibilizado pela universidade (www.unoeste.br/trotedobem). Para denúncias de trotes abusivos, estão disponíveis os seguintes canais: o e-mail [email protected] e pelo telefone (18) 3229-2003 (Presidente Prudente).

Foto: João Paulo Barbosa - Mobilização envolveu alunos da Medicina da Unoeste

Publicidade

Veja também