A partir do dia 2 agosto, as instituições de ensino técnico de nível superior, além de universidades e faculdades públicas e privadas poderão receber alunos presencialmente com taxa de ocupação de 60%. A nova medida foi publicada, no Diário Oficial, no início do mês pelo governo do Estado de São Paulo. A reportagem procurou as instituições de ensino superior de Presidente Prudente para saber quais serão as medidas tomadas com o recente decreto, que permite a retomada gradual do ensino presencial. Confira o posicionamento de cada instituição na lista abaixo:
INSTITUIÇÃO |
RETOMADA DAS AULAS NO PRESENCIAL |
FCT/Unesp |
Em estudo; por ora, as aulas continuam remotas |
Fatec |
Em estudo; planeja voltar no dia 2 de agosto, com 60% da capacidade presencial |
Toledo |
Volta no dia 2 de agosto, com 40% da capacidade presencial |
Unoeste |
Em estudo; planeja voltar no dia 9 de agosto |
Fapepe/Uniesp |
Em estudo; início das aulas previsto para o dia 9 de agosto |
No ensino público
Nas instituições públicas de ensino técnico e superior, a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) informou que irá estudar o assunto junto ao Comitê Unesp Covid-19 e, caso seja necessário, fará as devidas atualizações. Por ora, as aulas na universidade continuam de forma remota. Já a Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza comunicou que as Fatecs (Faculdades de Tecnologia) vão elaborar, durante este mês, o planejamento do segundo semestre por meio de um plano de retorno às aulas presenciais. A previsão é que as atividades presenciais retornem já no dia 2 de agosto.
Quanto às instituições privadas, o Centro Universitário Toledo retomará as aulas no começo de agosto e receberá até 40% da capacidade de alunos para aulas e atividades presenciais. “Vale ressaltar, que todas as aulas e atividades práticas serão presenciais. Já as aulas teóricas poderão ser híbridas. Ao iniciar as atividades do segundo semestre, o centro universitário poderá ter 98,9% de professores vacinados”, indica a Assessoria de Imprensa da instituição.
Na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por sua vez, as aulas voltam no dia 9 de agosto e até a próxima semana a universidade divulgará aos estudantes o plano de retomada, que atenderá às especificidades de cada graduação. “O retorno presencial gradual já estava previsto para agosto, porém, com capacidade menor do que o anunciado recentemente pelo governo estadual. Vale lembrar que os cursos da área da saúde podem funcionar com 100% da capacidade e, conforme o último decreto, a graduação em Medicina Veterinária também poderá oferecer a capacidade máxima”, pontua a Assessoria de Imprensa da instituição. Acrescenta que a Unoeste já possui um plano de retomada, porém, com a ampliação da capacidade anunciada pelo governo do Estado, será feita uma nova avaliação junto aos gestores e à Comissão Permanente de Prevenção à Covid-19 da universidade.
A Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe/Uniesp), em seu turno, informa que a volta presencial ainda está em processo de definição. Segundo a diretora da Fapepe, Lilian Moreira Gualda, a faculdade decidirá quais serão as atividades presenciais que retornam no segundo semestre. “Neste ano, já atendemos com 35% da capacidade presencial nas áreas da saúde. Do dia 28 de julho ao dia 2 de agosto pretendemos divulgar os protocolos quanto ao segundo semestre”. O início das aulas do segundo semestre na instituição está previsto o dia 9 de agosto.
Arquivo
Por ora, aulas na FCT/Unesp continuam de forma remota
AI da Toledo
Ao iniciar as atividades do segundo semestre, Toledo poderá ter 98,9% de professores vacinados
AI da Unoeste
Na Unoeste, retorno presencial gradual já estava previsto para agosto, porém, com capacidade menor do que anunciado recentemente pelo Estado