A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e a Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne) firmaram uma parceria para o evento, que será realizado de 19 a 23 de novembro, no Recinto de Exposição Jacob Tosello, em Presidente Prudente.
No dia 22 de novembro, será promovido durante a Feicorte o 2º Simpósio ReprodOeste – Edição Matrizes, com o tema “Impacto da reprodução na conta do boi”, organizado pelo grupo de estudos em Reprodução Animal da Unoeste, o ReprodOeste, que envolve os cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, além de pós-graduação (mestrado e doutorado em Ciência Animal).
De acordo com o professor da Faculdade de Ciências Agrárias da instituição, Neimar Rotta Nagano, a iniciativa dará uma importante contribuição para a região oeste do Estado de São Paulo. “Essa região concentra o maior rebanho bovino do Estado, com 1,9 milhão de cabeças, e possui reflexos na pecuária nacional, fazendo do Brasil o maior exportador de carne bovina do mundo, em volume e faturamento”, destaca.
Além do simpósio, a comunidade acadêmica da Unoeste também trabalhará durante a feira auxiliando na análise da documentação para ingresso dos animais no recinto; na recepção e alocação dos bovinos em seus respectivos pavilhões e argolas; na recepção e direcionamento dos equinos em suas respectivas baias; e na zeladoria do bem-estar dos animais durante sua permanência no recinto.
A universidade também vai dispor de estudantes e professores da área, responsáveis por auxiliar o percurso de chegada do animal até a pista de julgamento, além de participar da organização das palestras e disponibilizar médico-veterinário residente plantonista durante todo o período de exposição.
O professor Neimar Rotta Nagano evidencia que, para a cidade, receber uma feira de âmbito internacional e que trata da cadeia produtiva da carne é motivo de grande honra. “Estaremos numa feira que reúne tudo o que há de melhor em termos de produção de carne de qualidade na América Latina, desde produtores a grandes empresas que fazem parte dessa cadeia produtiva. Para a Unoeste, participar e ajudar na organização é de extrema importância, pois poderemos inserir os nossos alunos numa vivência única com grandes produtores e com as empresas. Na feira, eles terão a oportunidade de estabelecer um networking sensacional, pois vivenciarão tudo aquilo que estudam em sala de aula, agregando demais nos conhecimentos técnicos e nas suas experiências de vida. Só temos a agradecer o convite para estarmos juntos na organização desse evento internacionalmente reconhecido”, destaca.
Para a CEO da Verum, Carla Tuccilio, que promove a Feicorte, a parceria com a Unoeste fortalece a missão do evento de integrar a cadeia produtiva da carne bovina e dar oportunidade para todos os elos. “A comunidade acadêmica é de fundamental importância para o setor e estamos muito motivados com a integração que a Feicorte vai proporcionar aos estudantes e professores com o mercado”, ressalta Carla.
Durante 19 anos, a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne foi a maior feira indoor de gado de corte da América Latina, realizada anualmente em São Paulo. Presidente Prudente foi escolhida para sediar o retorno deste importante evento da pecuária.
O evento terá uma programação diversificada, com palestras e discussões, simpósios, leilões, exposição de animais, empresas do setor, degustação e harmonização de produtos artesanais paulistas, desfile de touros, área de demonstração de ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta) e Beef Hour.
Haverá exposição de animais, tanto de argolas como de baias, das raças Wagyu, Nelore, Guzerá, Caracu, Brahman, Senepol e Santa Gertrudis.
A realização da Feicorte é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com promoção da Verum. O evento conta com a curadoria de Myia Consultoria e Prado Estratégia para Agronegócio e o patrocínio de Unoeste, Frigorífico Bon-Mart, Corteva, Facholi, Gasparim, Inbra Nutrição Animal, Marfrig, Matsuda, Semex, Sicoob Credivale e Sicredi.