Com 35 assentamentos, Mirante do Paranapanema é o município que concentra o maior número de assentados do Brasil. A renda desses agricultores familiares é gerada basicamente pela bovinocultura de leite e cultivo de hortas (olericultura) e de frutas (fruticultura). Para aumentar o lucro desses produtores, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por meio dos cursos de Ciências Agrárias, desenvolve o projeto-piloto PPPS (Pequena Propriedade Produtiva Sustentável), cadastrado na Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária) da instituição.
Com a adesão inicial de 30 famílias, as boas práticas dessa iniciativa estão inseridas no Plano de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira Paulista Mais Leite, Mais Renda, do governo do Estado de São Paulo, no Pontal do Paranapanema.
Resultados
Os primeiros resultados foram apresentados no início do mês. No caso dos assentados José Aparecido da Silva, do Sítio São Francisco, e de José Paulo de Araújo, do Sítio Santo Luzia, houve uma duplicação na produção de leite deles, passando de 30 para 65 litros por dia.
Neimar Rotta Nagano é um dos docentes envolvidos no projeto-piloto que está sendo desenvolvido em Mirante do Paranapanema. Ele descreve que o trabalho é dividido em três frentes: a primeira é voltada para a produção de alimento e é realizada nessas 30 propriedades que aderiram inicialmente à ação. A segunda refere-se à Medicina Veterinária, que atuará na qualidade sanitária do animal e da ordenha. Já a Zootecnia está responsável pelo manejo alimentar e reprodutivo dos animais.
Segundo o professor, a proposta é que o PPPS seja implantado nos 33 municípios pertencentes às regionais da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Presidente Prudente e Presidente Venceslau.
A logística do projeto fica por conta dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Unoeste. Já o apoio operacional parte das prefeituras que firmaram acordo de cooperação técnica e são fundamentais para a concretização do PPPS. Já as demais entidades oferecem um suporte, que articulado simultaneamente às demais ações, permite o sucesso deste trabalho.
Com AI da Unoeste