O movimento Unidos pela Vacina, por meio do grupo Mulheres do Brasil, promoveu ontem a entrega de materiais de auxílio para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente. O evento oficial de doação dos itens ocorreu ontem pela manhã, no prédio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) e contou com a presença do prefeito Ed Thomas (PSB), do secretário da Saúde, Delton Eustasio Ferraz, e membras do núcleo prudentino do Mulheres do Brasil, entre outras pessoas.
A contribuição dos recursos financeiros foi feita por um CEO de uma empresa de educação. A mobilização para a doação ocorreu por meio do movimento Unidos pela Vacina, criado pelo grupo Mulheres do Brasil. O grupo articulou este montante doado para realizar compra de itens necessários para agilizar a vacinação em Prudente e região. “Nós fizemos a intermediação com a Secretaria de Saúde de Prudente, que nos passou os itens que eles estavam mais precisando”, explica a advogada Eunice Cruz,, fundadora do núcleo de Prudente do Mulheres do Brasil.
O grupo foi fundado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. De acordo com o site da entidade, o Mulheres do Brasil é liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza, e tem mais de 41 mil participantes no Brasil e no exterior. A proposta do grupo é garantir direitos iguais, trabalho, segurança, educação e saúde de qualidade para todos os brasileiros. Ao todo, 22 comitês e 104 núcleos do grupo atuam por todo o país. Em Prudente, a advogada Eunice Cruz foi a responsável pela fundação do núcleo na cidade. “Também sou uma das quatro líderes do colegiado, que comanda o núcleo de Prudente. Eu já tinha uma aproximação com o grupo Mulheres do Brasil desde sua fundação. Somos feministas. Queremos igualdade entre homens e mulheres. Temos o objetivo de ajudar as mulheres em todas as áreas do conhecimento e em todos os segmentos de trabalho”, pontua Eunice.
A mobilização Unidos pela Vacina é um movimento da sociedade civil idealizado pelo grupo Mulheres do Brasil. O movimento reúne centenas de entidades, empresas, associações e ONGs (organizações não governamentais) e tenta tornar viável a vacinação de todos os brasileiros até setembro deste ano.
Confira a lista dos materiais doados para a pasta da Saúde:
Um ar-condicionado quente e frio de 18 mil BTUs |
200 unidades de 5 litros de sabão líquido |
66 unidades de lixeiras plásticas de 5 litros próprias para uso hospitalar |
15 termômetros digitais com sensor infravermelho para testagem humana |
100 instrumentos de medição de temperatura para equipamentos de refrigeração e caixas térmicas |
3 mil caixas de coletoras de materiais perfurocortantes |
20 caixas térmicas de poliuretano com capacidade de 12 litros |
300 unidades de 500 ml de álcool em gel |
Mil barbantes de bolas de algodão de 100g cada |
Três tendas de 4m x 4m |
150 toalhas de papel interfoliado com 800 folhas cada |
Todos estes itens, mais o frete, foram avaliados em R$ 47.270,90.